NOVO SITE!

Você poderá acompanhar as novidades que eram postadas aqui no Blog do Tebaldi em nosso novo site!

NOVO SITE!

Você poderá acompanhar as novidades que eram postadas aqui no Blog do Tebaldi em nosso novo site!

NOVO SITE!

Você poderá acompanhar as novidades que eram postadas aqui no Blog do Tebaldi em nosso novo site!

NOVO SITE!

Você poderá acompanhar as novidades que eram postadas aqui no Blog do Tebaldi em nosso novo site!

NOVO SITE!

Você poderá acompanhar as novidades que eram postadas aqui no Blog do Tebaldi em nosso novo site!

segunda-feira, 31 de março de 2014

AJORPEME PEDE APOIO DE TEBALDI

Presente no Encontro da região Nordeste de Santa Catarina com o Fórum Parlamentar Catarinense, sob o comando do deputado federal Marco Tebaldi, a presidente da Ajorpeme (Associação de Joinville e Região da Pequena, Micro e Média Empresa) Rosicler Dedekind aproveitou para pedir o apoio de Tebaldi aos projetos que objetivam trazer inovações à lei que regulamenta o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O Encontro do Fórum foi realizado na última sexta-feira, 28 de março, no salão nobre da ACIJ (Associação Empresarial de Joinville), teve a participação do diretor da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) Jorge Bastos e diversas lideranças empresariais e políticas de Santa Catarina.



Presidente da ACIJ Mário Aguiar, Tebaldi, a presidente da AJORPEME Rosi Dedekind e vice prefeito de Joinville Rodrigo Coelho.

INFRAESTRUTURA FOI A PRINCIPAL REIVINDICAÇÃO DO FÓRUM EM JOINVILLE

INFRAESTRUTURA FOI A PRINCIPAL REIVINDICAÇÃO DO FÓRUM EM JOINVILLE

Diretor da ANTT Jorge Bastos participa e firma compromissos com entidades presentes no evento
Com a participação de representantes de diversas entidades, o Encontro do Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne os 16 deputados federais e três senadores de Santa Catarina, com a região Nordeste do estado, apontou a infraestrutura e a escassez do gás natural como grandes demandas. O evento comandado pelo coordenador do Fórum, o deputado federal Marco Tebaldi e o presidente da ACIJ (Associação Empresarial de Joinville) Mario Aguiar, contou ainda com a presença do diretor geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres Jorge Bastos, do presidente da Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina, o prefeito de São Francisco do Sul Luiz Roberto de Oliveira, o Zera, o presidente da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) prefeito de Guaramirim Lauro Frohlich, os deputados federais Esperidião Amin, Mauro Mariani, Carmen Zanotto, o senador Paulo Bauer, a secretária da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Joinville Simone Schramm, o prefeito de Joinville Udo Döhler, o vice prefeito de Joinville Rodrigo Coelho, o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville João Carlos Gonçalves e o deputado estadual Sandro Silva, além de autoridades de todo o estado. O encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira, na ACIJ, com a presença de mais de 300 lideranças.
A mobilidade urbana e rodoviária foi apontada por diversas lideranças. Tebaldi aproveitou a para cobrar de Bastos o estudo de viabilidade para a terceira pista no trecho norte da BR 101 e obteve sinalização positiva do diretor da ANTT. “Na vinda de Florianópolis para Joinville, pude ver que a rodovia já está no seu limite. Precisamos urgente planejar uma alternativa. Podem ter certeza que este Fórum tem nos alertado e saímos daqui com este compromisso”, garantiu Bastos.
O presidente da ACIJ Mario Aguiar também apontou a questão viária como os grandes gargalos da produção da indústria na região, com destaque para a duplicação da BR 280 no trecho entre a BR 101 e o porto de São Francisco do Sul. Aguiar entregou para Tebaldi os estudos da Acij para o desenvolvimento da infraestrutura da região e elogiou a iniciativa do coordenador do Fórum. “O deputado está de parabéns por esta iniciativa. Espero que tenhamos mais encontros como este”, destacou o presidente da Acij.
Além disso, a escassez do gás natural foi destacado como outro grande problema. “Teremos que importar gás da Europa. Ele vem liquido em navios e aqui, em contato com o oxigênio viram gás. Teremos de ter estrutura em nossos portos para receber este gás e distribui-lo”, alertou o coordenador do Fórum sobre outra demanda apresentada por empresários.
Tebaldi fez um balanço positivo da reunião. “Nós sabemos e conhecemos muitas das demandas da região. Mas estas reuniões servem para revitalizar as cobranças, para agitar. Não podemos ficar parados, ver as coisas e não fazer nada. Agora, temos o respaldo desta entidades para fazer as cobranças em Brasília”, destacou o deputado.

BANANA, REGIÃO METROPOLITANA, PORTOS E CONTORNO FERROVIÁRIO TAMBÉM ENTRARAM EM PAUTA

A infraestrutura não foi a única pauta da reunião e diversos assuntos foram abordados. O presidente da Amvali prefeito Lauro Frohlich chamou a atenção para a importação de banana do Equador, que vai prejudicar os produtos brasileiros. “Nosso país é autossuficiente. Por conta de um desiquilíbrio na balança comercial com aquele país querem nos penalizar. Precisamos que nossos representantes nos defendam”, afirmou Frohlich.
Já o presidente da Amunesc prefeito Luiz Zera destacou as questões portuárias, lembrando que Santa Catarina tem cinco portos, dois deles na região Nordeste de Santa Catarina. “Precisamos interligar nossos portos e precisamos que resolvam de uma vez a duplicação da BR 280”, disse Zero, que também falou sobre a região metropolitana. “Hoje, nós temos os municípios praticamente colados. Precisamos retomar a discussão da criação da região metropolitana porque muitas questões terão de ser debatidas em conjunto”, argumentou o prefeito de São Francisco do Sul.
Outro tema abordado foi o contorno ferroviário de Joinville. “Hoje, o contorno não é um assunto apenas de Joinville, mas de toda a região. Envolve Joinville, Araquari, São Francisco do Sul e Barra do Sul” destacou o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Marco Tebaldi. A obra está paralisada desde 2012. Tebaldi fez vários pedidos de informação e recebeu diversas previsões para a retomada.

VICE PRESIDENTE DA FACISC DESTACA INICIATIVA DE TEBALDI

O vice presidente da FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) André Gaidzinski participou do encontro em Joinville e das outras edições em Chapecó e Criciúma. Gaidzinski enalteceu a iniciativa do coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Marco Tebaldi. “Venho aqui para agradece o deputado, porque recebi o retorno do andamento das demandas levantadas nos outros dois encontros. Pudemos acompanhar que muitas questões estão andando e outras estão sendo cobradas por nossos representantes em Brasília”, relatou o vice presidente da Facisc.
O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Joinville Carlos Grendene também elogiou a reunião. “É disso que precisamos. Não temos que ficar o tempo todo indo a Brasília. Precisamos de fóruns como este para apresentar nossas demandas, assim discutimos tudo de uma vez”, afirmou Grandene.

Presidente da ACIJ Mário Aguiar, presidente da Amunesc Luiz Zera e Tebaldi.

Presidente da ACIJ Mário Aguiar entrega estudos para Tebaldi, vice prefeito de Joinville Rodrigo Coelho, senador Paulo Bauer e diretor geral da ANTT Jorge Bastos.

Presidente da ACIJ Mário Aguiar entrega estudos para Tebaldi, vice prefeito de Joinville Rodrigo Coelho, senador Paulo Bauer, diretor geral da ANTT Jorge Bastos e o deputado federal Esperidião Amin.


Mesa formada por secretária da SDR de Joinville Simone Schramm, deputado federal Mauro Mariani, presidente da ACIJ Mário Aguiar, Tebaldi, vice prefeito de Joinville Rodrigo Coelho, senador Paulo Bauer, presidente da ANTT Jorge Bastos e deputado federal Esperidião Amin.






domingo, 23 de março de 2014

TEBALDI DESTINA RECURSOS PARA REGIONAL DE ITUPORANGA

O deputado federal Marco Tebaldi visitou a região de Ituporanga nesta sexta-feira para qual destinou recursos de suas emendas para municípios da região. Na Câmara de Vereadores de Ituporanga, Tebaldi entregou ofícios das emendas para representantes de Ituporanga, Chapadão do Lajeado e Alfredo Wagner. Os recursos e agricultura dos municípios.


Alfredo Wagner

Ituporanga


Chapadão do Lajeado

TEBALDI DESTINA RECURSOS PARA REGIONAL DE RIO DO SUL

O deputado federal Marco Tebaldi visitou nesta sexta-feira a Regional de Rio do Sul para qual destinou recursos de suas emendas. Nesta visita, o deputado esteve na Amavi (Associação dos Municípios do Vale do Itajaí) para entregar o ofício das emendas aos municípios beneficiados: Braço do Trombudo, Rio do Sul e Rio do Oeste. As áreas de saúde e agricultura foram as escolhidas.


Chapadão do Lageado

Rio do Oeste

Rio do Oeste

TEBALDI VISITA MÉDIO VALE COM EMENDAS PARA OS MUNICÍPIOS

O deputado federal Marco Tebaldi visitou municípios do Médio Vale catarinense para entregar ofício com emendas de sua autoria destinando recursos para os municípios da região. Em Witmarsum, na Câmara de Vereadores, encontrou com representantes de Vitor Meireles, Presidente Getúlio, Dona Emma, Witmarsum, que receberam ofícios e Ibirama, que já havia recebido recursos. Saúde e agricultura foram as áreas beneficiadas. Tebaldi destacou a importância dos correligionários para a distribuição das emendas, mas levou em consideração os votos recebidos e solicitações de prefeitos e vereadores de outros partidos. “É um pouco de tudo. O pedido dos partidários, os votos e até visitas em nosso gabinete em Brasília. Os representantes políticos dos municípios tenta buscar os recursos lá e nós tentamos fazer o possível para atender”, explicou o deputado.


Dona Emma

Vitor Meireles

Presidente Getúlio
Witmarsum

TEBALDI VISITA REDE FEMININA DE JARAGUÁ DO SUL E DESTINA RECURSOS

O deputado federal Marco Tebaldi visitou a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul na tarde desta quinta-feira, 20. Tebaldi aproveitou a visita para anunciar a destinação de recursos para a entidade, com intermédio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, em parceria com o prefeito Dieter Jansen e atendendo solicitação do PSDB jaraguaense. O deputado ainda confirmou a destinação de recursos de suas emendas para o Hospital Jaraguá. Na sequência, esteve na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, atendendo solicitação do vereador Jair Pedri, onde falou sobre suas emendas para a saúde da região e do Hospital da Mulher Catarinense, garantido com recursos de emenda de bancada de autoria de Tebaldi, que foi empenhada no final de 2013. Os R$ 15 milhões para a construção do hospital foram depositados no início de janeiro de 2014 na conta da Secretaria de Estado da Saúde.
Na visita, o deputado foi recepcionado pela presidente da Rede Feminina Maria Santin Camello, que agradeceu o empenho do deputado. “Para nós, esta ajuda vem em ótima hora para construir a nossa nova sede”, justificou a presidente.
Tebaldi destacou a importância do atendimento realizado pela Rede como justificativa para a emenda e destacou a participação do partido, principalmente do secretário regional Lio Tirone, o vereador Jair Pedri e o ex-deputado federal doutor Vicente Caropreso. “As mulheres cada vez mais ocupam papéis fundamentais em nossa sociedade e no meio disso tudo, muitas vezes a saúde é deixada de lado. Precisamos cuidar das nossas mulheres”, argumentou o deputado.

HOSPITAL DA MULHER E MAIS AÇÕES DE TEBALDI NA SAÚDE

O hospital da Mulher Catarinense terá 70 leitos, sendo 20 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e terá como uma de suas especialidades a área de oncologia, já que está encaixada em dois programas do Governo Federal: “Prevenção e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama” e “Atenção à Mulher e à Criança”.
Como coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne os 16 deputados federais e os três senadores de Santa Catarina, Tebaldi teve diversas reuniões com as entidades hospitalares: a Associação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC) e Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Santa Catarina (FEHOESC). Em pauta, a apresentação das demandas dos hospitais e de que forma os parlamentares podem ajudar.
Além disso, o deputado tem vários projetos na área da saúde, como: o projeto que obriga o SUS (Sistema Único de Saúde) a realizar testes para detectar disfunção renal, projeto de saque do FGTS (Fundo de Garantia) para cirurgias de urgência, o projeto de teleassistência à terceira idade em nível nacional e ainda a participação com coleta de assinaturas para o Saúde Mais 10, projeto de iniciativa popular para garantir que o Governo Federal repasse obrigatoriamente 10% do orçamento bruto para a saúde, já que atualmente não passa dos 4%.














quinta-feira, 20 de março de 2014

PROJETO DE TEBALDI RESPONSABILIZA PLANOS POR TAXA COBRADA EM HOSPITAIS NA HORA DO PARTO

Na tarde desta quarta-feira (19), o deputado federal Marco Tebaldi deu entrada com um projeto de lei que prevê o pagamento da taxa de disponibilidade - cobrada pelo hospital caso a gestante queira a presença do seu médico de confiança na hora do parto - pelo plano de saúde.
Uma grávida atravessa tranquilamente os meses de sua gestação, sob a supervisão de um profissional de sua confiança. Cada exame é feito cuidadosamente e seguido de recomendações feitas sob medida para ela. Porém no momento do parto, estágio final da gestação, a surpresa: aquele profissional que a acompanhou durante os nove meses de gravidez não está disponível. Ele não está de plantão no momento. Ou a gestante faz o procedimento de parto com um obstetra desconhecido ou deverá pagar a “taxa de disponibilidade” para que aquele médico de confiança possa comparecer e efetuar o parto. A taxa é abusiva, mas o que mais chama a atenção é que não se trata de um capricho da gestante. A presença do médico de confiança é fundamental para a tranquilidade da família.
No texto que justifica seu projeto, Tebaldi defende que os laços entre gestante-médico não podem ser rompidos por questões financeiras: “Obviamente, o médico que fez o acompanhamento pré-natal conhece melhor do que nenhum outro as condições clínicas e psicológicas da parturiente e deve respeitar o forte vínculo de confiança que ela constrói com ele ao longo das consultas. Ignorar o valor deste laço simplesmente porque o profissional não está de plantão na hora em que vai ocorrer o parto, contraria todas as premissas do atendimento humanizado”.
O projeto ainda garante à gestante que o pré-natal, o parto e a assistência ao parto sejam feitas pelo mesmo profissional, sendo excluída a cobrança de qualquer taxa extra.
“Infelizmente é preciso um projeto de lei que humanize o atendimento médico à gestante brasileira. A taxa de disponibilidade é cara e, na maioria dos casos, é um golpe no bolso da família da mulher, que se vê privada do direito de ter o seu parto feito por um médico de confiança”, comentou Tebaldi. 

segunda-feira, 17 de março de 2014

TEBALDI DESTINA R$ 1,8 MI PARA MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE TUBARÃO

O deputado federal Marco Tebaldi destinou mais R$ 1,8 milhão para municípios da região de Tubarão, da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). Nesta sexta-feira, 14, Tebaldi esteve na Associação Empresarial de Tubarão (Acit) para fazer a entrega dos ofícios destinando recursos para os municípios. Foram beneciados: Pescaria Brava, Armazém, Braço do Norte, Imbituba, Jaraguna, Laguna, São Martinho e Treze de Maio. As áreas de agricultura, infraestrutura, saúde, educação e assistência social foram as primeiras contempladas.


TEBALDI DESTINA RECURSOS PARA REGIÃO DE ARARANGUÁ

O deputado federal Marco Tebaldi está destinando recursos de suas emendas para municípios da região de Araranguá. Na tarde desta sexta-feira, 14, o deputado esteve na sede da Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) para entregar os ofícios de emendas. Na ocasião, estiveram presente para receber os ofícios os representantes de: Balneário Arroio do Silva, Jacinto Macho, Maracajá, Morro Grande, Praia Grande, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul, São João do Sul, Timbé do Sul e Turvo. São recursos para saúde, educação, agricultura e infraestrutura.



TEBALDI DESTINA EMENDAS COM RECURSOS PARA A REGIÃO DE CRICIÚMA

O deputado federal Marco Tebaldi está destinando recursos de suas emendas parlamentares para municípios da região sul de Santa Catarina. Nesta sexta-feira, 14, Tebaldi esteve em Criciúma, na Associação de Municípios da Região de Criciúma (Amrec), para entregar os ofícios com emendas. Desta vez, mais cinco municípios foram indicados pelo deputado para receber recursos: Balneário Rincão, Içara, Nova Veneza, Treviso e Urussanga. São recursos nas áreas de agricultura, saúde, educação e assistência social. Além disso, o deputado conseguiu no orçamento de bancada emendar mais R$ 25 milhões para o Hospital Materno Infantil Santa Catarina.
"Sabemos da importância do hospital para a região de Criciúma e por isso, conversamos. Como coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense (que reúne os 16 deputados federais e os três senadores do estado), fizemos a reunião na região e esta foi uma das demandas apontadas pela região", lembrou o deputado.


TEBALDI ENTREGA EMENDA EM BLUMENAU

O deputado federal Marco Tebaldi esteve em Blumenau na manhã desta quinta-feira, visitando o prefeito Napoleão Bernardes. Na ocasião, Tebaldi aproveitou para entregar ofício de emenda para a saúde do município e outra, de bancada, de R$ 19 milhões do Ministério das Cidades. Além do prefeito, estiveram no encontro o secretário municipal adjunto de saúde Andrigo José Beber e o vereador do PSDB Marco Antonio Wanrowsky.

Na foto: o secretário adjunto de saúde de Blumenau Andrigo José, o prefeito Napoleão Bernardes, Tebaldi e o vereador tucano Marco Antonio Wanrowsky.


domingo, 16 de março de 2014

TEBALDI EXIGE SATISFAÇÕES DO GOVERNO FEDERAL SOBRE VIA EXPRESSA PORTUÁRIA DE ITAJAÍ

Na noite desta terça-feira (11), o deputado federal Marco Tebaldi deu entrada com um documento que requer informação por parte do Ministério dos Transportes sobre a execução das obras paralisadas da via expressa portuária, no município de Itajaí.
No documento, Tebaldi busca o máximo de detalhes possível com intuito de esclarecer o cidadão catarinense sobre os motivos da paralisação das obras, sobre as desapropriações necessárias e sobre as providências do Governo Federal para a conclusão dessa obra tão importante para o desenvolvimento da região, possibilitando o escoamento mais rápido da produção através do porto de Itajaí.
E não se trata apenas de benefícios para a produção do estado. A obra, que se arrasta há mais de dez anos, proporcionará mais segurança às pessoas que residem nos arredores da via. O intenso fluxo de veículos de pequeno, médio e grande porte provoca acidentes com vítimas fatais na área urbana da cidade.
“Precisamos saber o que o Governo Federal fará para aliviar a população da região e a produção de nosso estado. O porto de Itajaí é estratégico para o desenvolvimento do nosso país e precisa de atenção dos órgãos competentes”, declarou Tebaldi.

sábado, 15 de março de 2014

TEBALDI RECEBE RESPOSTA INSUFICIENTE DO GOVERNO FEDERAL SOBRE A BR-282

No dia 14 de fevereiro deste ano, o deputado federal Marco Tebaldi enviou ao Ministério dos Transportes um documento de indicação, onde sugere a duplicação da rodovia BR-282 em sua totalidade.
Por lei, um órgão que recebe um documento de indicação tem um prazo para responder, sendo essa resposta obrigatória. E, embora Tebaldi tenha recebido uma resposta do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) - que é um órgão ligado ao Ministério dos Transportes - o detalhamento das ações do Governo Federal na rodovia foi no mínimo insuficiente.
“Conforme esclarecimentos prestados pela Diretoria de Planejamento e Pesquisa, incumbiu-me o Senhor Diretor Executivo de informar que estão em andamento nesta Autarquia processos que tratam da licitação e da contratação dos Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental – EVTEA para adequação de capacidade, melhoria da segurança e eliminação de pontos críticos da referida rodovia”, declarou em documento Zeno José Andrade Gonçalves, gerente de Projeto do DNIT.
“Seria inocência aguardar, em um documento, uma promessa de duplicação total para a BR-282. Mas a resposta a uma indicação, a uma sugestão que envio ao Ministério dos Transportes serve para medir o grau de interesse do Governo em uma questão específica. Infelizmente recebemos uma resposta vaga, o que me parece ser uma declaração padrão do órgão”, comentou Tebaldi.

sábado, 8 de março de 2014

TEBALDI DESTINA R$ 3 MILHÕES EM EMENDAS PARA O PLANALTO NORTE CATARINENSE

A região do Planalto Norte Catarinense tem recebido atenção especial do mandato do deputado federal Marco Tebaldi. Ultrapassando os R$ 3 milhões em recursos de emendas no último ano orçamentário, o deputado tem procurado atender as demandas dos municípios da região nas mais diversas áreas como: saúde, educação, infraestrutura, agricultura e assistência social. Na última quinta-feira, 06 de março, Tebaldi visitou a região para entregar ofícios com as emendas e ainda visitou o Hospital de Caridade São Braz, de Porto União, para o qual destinou R$ 500 mil que já estão sendo utilizados pelo hospital. Nesta passagem, o deputado ainda visitou Rio Negrinho, Irineópolis, Santa Cecília, Monte Castelo e Papanduva.


Santa Cecília: a amiga tucana Sandra Goetten, o secretário de administração Tarso Luiz Roden, Sirineu, o ex-prefeito de Monte Castelo Sirineu Ratochinski, o vice prefeito Leonildo Rauen, popular Caquito, o presidente municipal do PSDB Luiz Carlos Costa e o vereador Reinaldo Fernandes Petry.

Porto União da esquerda para a direita: Tebaldi, o presidente municipal do PSDB e presidente da Câmara de Vereadores de Porto União Paulo Kovalski, o ex-prefeito de Porto União Eliseu Mibach e o diretor do Hospital de Caridade São Braz Doutor Mariano Bordon Sosa.

Irineópolis: Tebaldi, o prefeito Juliano Pozzi Pereira e o ex-prefeito de Monte Castelo do PSDB Sirineu Ratochinsk.


Monte Castelo: vereador Gilvani Carneiro, ex-prefeito Sirineu Ratochinski, o prefeito Aldomir Roskamp e Tebaldi.

Papanduva: Tebaldi e a direita (quarto da esquerda para a direita) o prefeito Dario Schicovski, popular Tuca e demais correligionários do PSDB do município e da região.

Rio Negrinho: ex-vice prefeito de Corupá Carlos Dieter Werner, presidente municipal do PSDB Denilson da Crus, prefeito Alcides Grohskopf, a amiga tucana Clecy Linzmeyer, Tebaldi, a amiga tucana Elenir Costa, vice prefeito Aldo Packer, ex-prefeito de Monte Castelo Sirineu Ratochinski.

Santa Cecília: a amiga tucana Sandra Goetten, o secretário de administração Tarso Luiz Roden, o ex-prefeito de Monte Castelo Sirineu Ratochinski, o vice prefeito Leonildo Rauen, popular Caquito, o presidente municipal do PSDB Luiz Carlos Costa e o vereador Reinaldo Fernandes Petry.


sexta-feira, 7 de março de 2014

A CASA DO VIZINHO

A maioria dos brasileiros certamente ficou chocada com a notícia de que a presidente Dilma Rousseff participou da inauguração do Porto de Mariel, em Cuba. Geralmente uma visita de um chefe de Estado a outro país não renderia tamanha polêmica. Porém um fato intrigante pegou o contribuinte brasileiro de surpresa: o porto cubano foi financiado com o dinheiro proveniente dos nossos impostos. Foram 682 milhões de dólares, ou seja, mais de 1,5 bilhão de reais.

É grande a discussão relacionada à quantidade de impostos paga pelo povo brasileiro. Já faz parte do cotidiano verificar que nossa contribuição não nos gera retorno. É na fila do posto de saúde e do hospital. É diante de um assalto a mão armada em plena cidade. É diante de um acidente em uma estrada esburacada qualquer. É diante de tantas adversidades do dia a dia que percebemos que, embora sejamos o país com a mais pesada carga de impostos, somos um país que sempre figura entre os últimos na maioria dos indicadores internacionais de saúde, educação, qualidade de vida, segurança entre outros.

O cidadão também sofre com uma economia estagnada. Nossa produção agrícola vive batendo recordes de produção. Seria maravilhoso se pudéssemos escoar tudo o que produzimos e que é destinado para exportação. Mas a realidade é outra. Caminhões sofrem para chegar aos portos devido às estradas que não recebem manutenção apropriada e estradas que são apenas caminhos de barro que tornam a logística uma tarefa árdua de ser feita. Os portos são cercados por quilométricas filas de caminhões que sofrem com a burocracia do sistema. Boa parte dos produtos agrícolas é perdida ali mesmo, na fila.

Cabe ao leitor fazer uma análise baseada no bom senso: o Governo Federal deve utilizar de seus recursos, angariados através de nossos impostos, para financiar uma obra de um porto cubano? Mesmo que a presidente responda que se trata de estratégia comercial, não teríamos muito mais a ganhar com o fortalecimento de nossa infraestrutura logística e o aumento nossas exportações? Precisamos de uma nova estratégia para o Brasil. Uma estratégia que privilegie o brasileiro e suas necessidades. Você reformaria a casa do vizinho enquanto a sua está caindo aos pedaços?

Marco Tebaldi é deputado federal pelo PSDB de Santa Catarina. Foi prefeito de Joinville entre 2002 e 2008. É engenheiro sanitarista e ambiental, formado pela UFSC.


quarta-feira, 5 de março de 2014

MUNICÍPIOS DO PLANALTO NORTE RECEBEM EMENDAS DE TEBALDI

Serão mais de R$ 1,2 milhão para a região



O deputado federal Marco Tebaldi esteve visitando municípios do Planalto Norte Catarinense na última sexta-feira, 28 de fevereiro. O principal objetivo das visitas foi entregar ofícios com emendas de Tebaldi destinando recursos para estes municípios, além de entregar o kit de equipamentos para o conselho tutelar de Timbó Grande que contempla um veículo zero quilômetro, uma impressora multifuncional, cinco computadores, um refrigerador e um bebedouro. Tebaldi emendou recursos para os municípios de Campo Alegre, São Bento do Sul, Três Barras, Canoinhas, Major Vieira, Itaiópolis e Mafra, nas áreas de infraestrutura e saúde. São quase R$ 1,3 milhão para os municípios da região.