NOVO SITE!

Você poderá acompanhar as novidades que eram postadas aqui no Blog do Tebaldi em nosso novo site!

NOVO SITE!

Você poderá acompanhar as novidades que eram postadas aqui no Blog do Tebaldi em nosso novo site!

NOVO SITE!

Você poderá acompanhar as novidades que eram postadas aqui no Blog do Tebaldi em nosso novo site!

NOVO SITE!

Você poderá acompanhar as novidades que eram postadas aqui no Blog do Tebaldi em nosso novo site!

NOVO SITE!

Você poderá acompanhar as novidades que eram postadas aqui no Blog do Tebaldi em nosso novo site!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Projeto torna obrigatória a impressão de alerta em rótulos de bebidas



O deputado Marco Tebaldi (SC) apresentou projeto de lei (PL 3590/2012) na Câmara obrigando as fábricas de bebidas alcoólicas a imprimirem no rótulo da embalagem o aviso “Se beber, não dirija”. Segundo o tucano, a frase servirá de alerta sobre os perigos advindos do abuso do produto por condutores de veículos.
A proposta obriga ainda a impressão das seguintes informações: a ação depressiva do álcool no cérebro e no sistema nervoso central, a redução das capacidades mental e física, a diminuição da habilidade para condução de veículos e a imprudência de dirigir depois de beber.
Se o fabricante ou seus representantes descumprirem a lei, poderão sofrer multa de 2.000 Ufirs ou outra unidade. A fiscalização e a aplicação das penalidades ficarão a cargo da Secretaria de Defesa e Proteção do Consumidor e dos Procons.
Para Tebaldi, “o ato de dirigir exige habilidade, prudência e coordenação motora, contudo é facilmente comprometido com a ingestão de qualquer tipo de bebida alcoólica”. Ele lembra que a imprudência de guiar alcoolizado pode gerar graves acidentes.
Dados do Código de Trânsito Brasileiro informam que um terço dos motoristas e motociclistas mortos em acidentes de trânsito têm algum nível de álcool no sangue. De acordo com a Secretaria Nacional Antidrogas, 61% dos acidentes nas vias são provocados pela ingestão de bebida.
Tebaldi acredita que o uso da advertência “Se beber, não dirija”, em todos os rótulos tem o objetivo de conscientizar o motorista de que o consumo de álcool, mesmo em pequena quantidade, compromete gravemente a sua segurança e a dos demais usuários das estradas.
(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Gustavo Lima/Ag. Câmara)

Proposta obriga SUS a fazer exames de glaucoma e catarata em 30 dias


O Projeto de Lei 3425/12, do deputado Marco Tebaldi (PSDB-SC), obriga a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) a realizar exames para detecção de catarata e glaucoma no prazo máximo de 30 dias a partir do pedido. Pela proposta, caberá ao Ministério da Saúde coordenar o programa.

Tebaldi explica que, em todo o mundo, cerca de 70 milhões de pessoas têm glaucoma, e quase metade perde a visão. O deputado ressalta que a doença pode ser tratada. “Entretanto, para isso, as pessoas têm que realizar o exame com rapidez para que o tratamento seja eficaz”, argumenta.
Embora não haja cura para o glaucoma, a doença pode ser tratada para preservar a visão do paciente. Na maioria dos casos, o tratamento é feito com colírio. Nos demais, o paciente é submetido a uma cirurgia. A doença provoca lesão no nervo óptico devido ao aumento da pressão intraocular.
Já a catarata ocorre quando a lente do olho, o cristalino, fica opaco. Um dos problemas óticos mais comuns, é provocado pelo envelhecimento ou por doenças como o diabetes.
Tramitação
O projeto terá análise conclusiva das comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Maria Neves
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

TEBALDI PREPARADO PARA DISPUTAR PREFEITURA DE JOINVILLE DEVE ANUNCIAR DECISÃO APÓS A PÁSCOA




            A possível candidatura a prefeito de Joinville do deputado federal e ex-prefeito por dois mandatos, Marco Tebaldi está praticamente tomada. Em sua fala aos correligionários, quando fizeram apelo para que concorra, Tebaldi usando uma metáfora disse que “se minha decisão de concorrer fosse uma ponte, posso garantir que já está praticamente cruzada, mas dependo de discutir com minha família durante a Páscoa e depois anunciar”. 
            Com um discurso afiado de possível pré-candidato, o deputado federal não mediu palavras para definir a gestão petista. “Vamos varrer a mentira de Joinville. Mentem na propaganda anunciando obras que não existem como é o caso das anunciadas pontes quando na verdade fizeram apenas uma pinguela em frente ao Centreventos. Vamos reestabelecer a ética e a moral em nossa cidade e fazer uma gestão melhor ainda” destacou.
            No encontro capitaneado pelo presidente do PSDB estadual, o ex-governador  Leonel Pavan, prestigiaram o ato o senador Paulo Bauer, os prefeitos de Criciúma Clésio Salvaro; de São Lourenço do Oeste Tomé Etges, Massaranduba Fernando Reinke, Bela Vista do Toldo Adelmo Alberti, vice-prefeitos, vereadores, presidentes de partido, o presidente da Casan Dalírio Beber, o presidente da Cidasc Enori Barbieri, presidentes de segmentos como o PSDB Mulher, Célia Fernandes.
            Pavan fez um apelo em nome da “sociedade catarinense para que concorra e ganhe. É um apelo da Executiva nacional para termos nomes fortes nas principais cidades”. Já o vereador Maurício Peixer disse que cada militante precisa “dar o suor e o sangue pela vitória”.
            Tanto o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro como o de São Lourenço do Oeste Tomé Etges entusiasmaram a platéia tucana incentivando candidaturas. Etges usou o lema dos guerreiros romanos “Força e Honra” para incentivar os militantes para esta grande batalha.O senador Paulo Bauer disse que podem contar com o apoio dele para os pleitos municipais em especial Joinville para eleger Tebaldi, se ele decidir concorrer.
            Também levaram seu apoio os presidentes e representantes do DEM Alodir Cristo, Douglas Gonçalves do PV acompanhado de Rogério Novaes, Dr Xuxo do PR, Osni Piske do PSB, Dalila Miers presidente estadual do PMN.
            O deputado federal Marco Tebaldi deve refletir sobre a possível candidatura e concede entrevista coletiva dia 9 de abril na sede do Diretório Municipal do PSDB de Joinville quando deve anunciar se concorre ou não a prefeito.


                                    

quarta-feira, 28 de março de 2012

PSDB estadual realiza encontro regional em Joinville



            O Diretório Estadual do PSDB realiza nesta quinta-feira (29) um encontro regional com as principais lideranças tucanas, na Sociedade Lírica de Joinville. A reunião vai discutir as candidaturas a vereador e prefeito para o pleito deste ano, bem como as possíveis coligações. O evento começa às 19h30min e deve ser conduzido pelo presidente estadual, o ex-governador Leonel Pavan.
            Estão previstas as participações do deputado federal Marco Tebaldi, o senador Paulo Bauer, os deputados estaduais Dado Cherem, Marcos Vieira, Serafim Venzon, Dóia Guglielmi, Gilmar Knaesel, Nilson Gonçalves, além de prefeitos, vereadores e presidentes de diretórios municipais.
            Na pauta do encontro estará a sucessão municipal tanto de prefeitos como de vereadores. O PSDB vai ter candidatos nos maiores municípios catarinenses e vai procurar fazer alianças com parceiros que possam levar a vitória.
            “Queremos preparar nosso partido para obter êxito nas urnas. O PSDB tem gente muito bem preparada para cargos de prefeito e vereador e vamos incentivar candidaturas que é uma forma de fortalecer o partido e a sociedade democrática”, comenta o deputado federal Marco Tebald

domingo, 25 de março de 2012

Tebaldi defende que candidatura é projeto conjunto


 
                Durante reunião promovida pelo Comam-Conselho das Associações de Moradores de Joinville, na sexta-feira na Recreativa da Schulz, o deputado federal Marco Tebaldi (PSDB) e possível pré-candidato a prefeito de Joinville, afirmou que “uma candidatura a prefeito tem que ser um projeto conjunto que resgate todo o respeito e atenção que as associações de moradores tinham”, quando ela administrou a cidade por dois mandatos.
                O deputado enalteceu o trabalho desenvolvido pelas associações e o bom relacionamento que sempre tiveram nas ações em conjunto pela melhoria da vida das pessoas. “Olhando olho no olho de vocês, cada dia tenho mais a certeza de que aqui é meu lugar”, desabafou.
Tebaldi tem recebido manifestações de apoio para que concorra, porém, ainda esta avaliando as possibilidades. O Diretório Estadual promove reunião na Sociedade Lírica às 19h30min com as maiores lideranças do norte/nordeste de Santa Catarina para discutir candidaturas, planos de governo e alianças possíveis.

domingo, 18 de março de 2012

Atletas e clubes esportivos apelam para Tebaldi concorrer a prefeito


 
                Um grupo de ex-jogadores de futebol profissional, clubes esportivos das primeira, segunda e terceira divisões, do Copão Kurt Meinert, Liga de Futsal Joinvilense, Associação Joinvilense de Futebol, clubes esportivos, sociais, Liga Norte de Futsal, arbitragem e técnicos,além de atletas do projeto Jovem Cidadão, reuniram-se com o deputado federal Marco Tebaldi e entregam um documento solicitando que ele seja candidato a prefeito de Joinville.
                Argumentam que é preciso voltar a desenvolver o esporte com incentivo do governo municipal, que abandonou os projetos de iniciação esportiva e o apoio às modalidades e alto rendimento. O ex-jogador Pingo fez questão de citar que “Tebaldi sempre respeitou os atletas, os ex-jogadores dando seu apoio, valorizando o talento daqueles que deram grandes alegrias as torcidas”. E fez um apelo “Volta Tebaldi, a Prefeitura é seu lugar”.
                Já o vereador Maurício Peixer entende que é necessário reativar projetos de iniciação esportiva como o Jovem cidadão, abandonados pela gestão do PT, bem como o apoio ao voleibol, basquete, futsal que trouxeram conquistas e alegrias aos joinvilenses. Tebaldi agradeceu o apoio e disse que vai amadurecer a ideia antes de decidir se concorre ou não. “É uma responsabilidade muito grande que vai depender do apoio de muita gente interessada em resgatar os valores de Joinville”, concluiu.
                O encontro foi no Clube 25 de Agosto, que reuniu mais de 200 atletas e dirigentes de clubes. Antes da reunião houve um jogo de futebol de atletas máster do Avai e Joinville. A equipe de Florianópolis venceu por cinco a dois.

sábado, 17 de março de 2012

Núcleos tucanos apresentam planejamento e lamentam descaso da gestão petista



“Só falta fechar a entrada da cidade”. Com esta frase o vereador Maurício Peixer resumiu o sentimento do joinvilense com relação a administração petista. Peixer se manifestou na reunião dos núcleos do PSDB na sexta-feira (16) no diretório municipal. Na ocasião foi apresentado o planejamento das 45 reuniões de núcleos pelos bairros de Joinville para colher subsídios para o Programa de Governo a ser discutido com a socieade numa eventual candidatua a prefeito do PSDB. Os tucanos também fizeram um apelo ao deputado federal Marco Tebaldi para que concorra a prefeito no pleito deste ano.
Tebaldi abriu sua fala repetindo o que disse quando retornou a Joinville: “Meu mundo é aqui, com vocês”. Disse que ainda não tomou a decisão de concorrer a prefeito, pois está analisando os vários cenários e sua atuação como deputado federal. Mas entende que o PSDB precisa ter candidatura própria por ser um município importante e é necessário resgatar a dignidade, a auto-estima do joinvilense.
O vereador Maurício Peixer entusiasmou os mais de 200 tucanos que lotaram a sede do partido ao conclamar todos a participar das reuniões de núcleos e exaltou todos com a frase “eleição é paixão”. Fez um relato de todo o descaso da administração petista com equipamentos públicos abandonados, interditados e fechados como o Museu da Bicicleta, Museu da Imigração, Museu de Arte, Biblioteca Municipal, Casa da Cultura e tantos outros. “Precisamos mudar isso e tenho sentido no palpitar do coração das pessoas que converso todos os dias”, desabafou.
Tantos os vereadores Lauro Kalfels e Roberto Bisoni relatam mentiras do PT na propaganda oficial e reafirmaram a necessidade de o PSDB retomar a Prefeitura para devolver ao joinvilense o que perdeu com esta gestão atrapalhada.
Os núcleos do PSDB estão estruturados em 45 grupos nos bairros que promoverão as discussões necessárias, cujos temas serão aprimorados nos 14 encontros macrorregionais. Os grupos contam com efeito multiplicador, sendo que cada membro convida mais vizinhos, amigos, colegas para as próximas reuniões. Os eixos de discussões são os seguintes: Infraestrutura e Urbanidade; Comércio e Indústria; Agricultura; Educação; Saúde; Habitação; Social.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Tebaldi integra a Pastoral Católica




Na manhã de quinta-feira (15) o deputado Marco Tebaldi marcou sua entrada na Pastoral Parlamentar Católica com a participação na tradicional Missa com os Parlamentares. A Cerimônia Religiosa aconteceu na Capela Nossa Senhora Aparecida, na Sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB . A missa foi presidida pelo Subsecretário Geral Adjunto da CNBB, padre Antônio Silva da Paixão.
                “Sempre defendi os valores católico, fui seminarista e minha família sempre teve fé. Nada mais natural de que integral a pastoral e lutar pela moral, bons costumes e pelos valores cristãos”, comentou Tebaldi.

quarta-feira, 14 de março de 2012


Pesquisa RIC\Record aponta liderança de Tebaldi para prefeito


terça-feira, 13 de março de 2012


O Deputado federal  Marco Tebaldi, participou nesta terça-feira, as 15 horas, de uma reunião da bancada Catarinense com a Direção da ANTT, para discussão sobre   a construção do contorno/alça de acesso aos municípios de Biguaçu, Palhoça, São Jose e Florianópolis
Dep Tebaldi ocupou a oportunidade de reivindicar  junto a direção da ANTT, o encaminhamento a concessionária da BR 101, a implantação dos trechos marginais de acesso aos municípios da região norte de SC, especificamente Joinville. A solicitação se faz a partir de necessidade e solicitação empresarial de Joinville.
Sera apresentado a partir de uma indicação parlamentar a reivindicação apresentado por Tebaldi direto ao Ministérios dos Transportes.

Cocal reivindica ginásio poliesportivo

O Prefeito de Cocal do Sul, Nilso Bortolatto, juntamente com o vice-prefeito, Valdemar Bettiol estiveram no Gabinete do Deputado Federal Marco Tebaldi em Brasília nesta terça-eira (13), solicitando apoio na descentralização dos recursos da Educação do Estado para a construção de um ginásio de esportes através da SDR de Criciuma e aquisição de ônibus escolar por meio da emenda parlamentar coletiva da bancada catarinense que teve o Dep Tebaldi como proponente então no cargo de Sec da Educação de SC.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Muito obrigado Joinville, pela acolhida e pelo sucesso que tive aqui.

quinta-feira, 8 de março de 2012


quarta-feira, 7 de março de 2012

Dois novos Projetos de Lei



            O deputado federal Marco Tebaldi (PSDB) apresentou mais dois projetos de lei. O PL 3339 que dispõe sobre a obrigatoriedade dos governos comprar somente madeira de reflorestamento e o PL 3340 é sobre a criação de programa Novos Empreendedores.
            Conforme o projeto, será considerada madeira de reflorestamento aqueles que tiverem certificação do Ibama, com documentação de origem. A intenção do PL é fazer com que os governos federal, estadual e municipal só comprem madeira de reflorestamento para suas obras, contribuindo para a preservação do meio ambiente.”Com proteções legais como essas evitamos que os governos dêem mau exemplo ou possam ser acusadas de recebimento de madeira extraída de forma criminosa”, justifica o deputado.
            Já o Projeto de Lei 3340 institui o programa Novos Empreendedores. Entre as diretrizes está a obrigação de informar sobre os incentivos fiscais ofertados pelos governos federal, estadual e municipal para o incremento das atividades econômicas. Também prevê o esclarecimento sobre o regime legal diferenciado  das microempresas, fornecer dados e  informações econômicas das esferas governamentais.Tebaldi informa ainda que o oferecimento de cursos de formação de empreendedores é essencial. “Muitos jovens principalmente, ou trabalhadores que iniciam uma empresa nem sempre tem noção dos vários itens de gerenciamento de uma empresa, por menor que seja e isto causa a mortalidade empresarial. Se tiverem noções de empreendedorismo, certamente terão mais chances de dar certo”, avalia.


segunda-feira, 5 de março de 2012

Deputado Tebaldi relata Projeto Mangue na Univille




                O Projeto Mangue(86-94) foi uma das grandes atitudes em proteção ao ambiente natural, principalmente de um ecossistema rico. A declaração é do deputado federal Marco Tebaldi, ex-prefeito e como engenheiro sanitário e ambiental coordenou o projeto que impediu a ampliação de invasões no mangue e regularizou a vida de 10 mil famílias na década de 80.
                Tebaldi falou aos acadêmicos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Univille, na manhã desta segunda-feira. Relatou como aconteceram as invasões a partir dos anos 70 com a expansão econômica, quando havia muita necessidade de mão-de-obra e famílias inteiras vieram de outras cidades catarinenses, paranaenses e gaúchas para trabalhar na indústria local.
                Com a abertura de um canal de 40 metros de largura, 5 de profundidade e 10 km de extensão, as invasões não se alastraram sobre o mangue. “Precisávamos proteger o ecossistema e dar condições de vida para aquelas famílias. Optamos por conter invasões e urbanizar a área. Com isso garantimos dignidade familiar e conseguimos o equilíbrio na questão ambiental e social. E preservamos 96,5% da área de mangue”, relatou.
                O deputado credita como um dos maiores fatores de sucesso do projeto, a adesão das comunidades, que trabalharam juntos em todo o processo desenvolvido pela Prefeitura nos governos Wittich Freitag, Luiz Henrique, Luiz Gomes e Marco Tebaldi.




Deputado Tebaldi relata Projeto Mangue na Univille





                O Projeto Mangue(86-94) foi uma das grandes atitudes em proteção ao ambiente natural, principalmente de um ecossistema rico. A declaração é do deputado federal Marco Tebaldi, ex-prefeito e como engenheiro sanitário e ambiental coordenou o projeto que impediu a ampliação de invasões no mangue e regularizou a vida de 10 mil famílias na década de 80.
                Tebaldi falou aos acadêmicos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Univille, na manhã desta segunda-feira. Relatou como aconteceram as invasões a partir dos anos 70 com a expansão econômica, quando havia muita necessidade de mão-de-obra e famílias inteiras vieram de outras cidades catarinenses, paranaenses e gaúchas para trabalhar na indústria local.
                Com a abertura de um canal de 40 metros de largura, 5 de profundidade e 10 km de extensão, as invasões não se alastraram sobre o mangue. “Precisávamos proteger o ecossistema e dar condições de vida para aquelas famílias. Optamos por conter invasões e urbanizar a área. Com isso garantimos dignidade familiar e conseguimos o equilíbrio na questão ambiental e social. E preservamos 96,5% da área de mangue”, relatou.
                O deputado credita como um dos maiores fatores de sucesso do projeto, a adesão das comunidades, que trabalharam juntos em todo o processo desenvolvido pela Prefeitura nos governos Wittich Freitag, Luiz Henrique, Luiz Gomes e Marco Tebaldi.




domingo, 4 de março de 2012

Pré-candidatos apelam para que Tebaldi concorra a prefeito de Joinville


                Os 51 pré-candidatos tucanos a vereador, reunidos na sede do PSDB no sábado pela manhã entregaram um abaixo-assinado ao deputado federal Marco Tebaldi, solicitando que tome a decisão de ser candidato a prefeito de Joinville, nas eleições deste ano. A carta entregue pelos vereadores Joaquim Alves dos Santos, Lauro Kalfels, Roberto Bisoni, Maurício Peixer e pelo presidente do PSDB Ivandro Geraldo de Souza destaca que a “mudança está nas mãos do PSDB, resgatando a necessidade de lutar por uma política honesta e justa. Com o objetivo de contribuir para a candidatura do PSDB de Joinville e objetivando o crescimento e o desenvolvimento da cidade”.
                O presidente do partido Ivandro Geraldo de Souza conclamou os presentes a realizar uma forte mobilização partidária para convencer Tebaldi a aceitar a candidatura, com palavras, gestos e dedicação e assim chegar a vitória em 7 de outubro. O vereador Maurício Peixer destacou que Joinville precisa ter novamente um prefeito experiente e com a vitória o PSDB ter um palanque forte para Aécio Neves em 2014. Já o vereador Lauro Kalfels entusiasmou os pré-candidatos afirmando que ganhando a Prefeitura os nossos vereadores estarão embarcados na classe A.
                Tebaldi garantiu que vai refletir em março sobre a possibilidade de assumir a candidatura a prefeito, pois vários fatores externos devem ser levados em conta. Admitiu que tem avaliado Joinville com olhos de quem está fora do governo, como cidadão e vê o abandono nos bairros, a falta de investimentos, a saúde um caos, escândalo da Fundema com o presidente da entidade preso, prédios públicos abandonados, falta de ousadia e coragem em buscar soluções. “Administrar Joinville é uma responsabilidade muito grande. Não existe mágica, não se tira coelho da cartola. Tem que ter experiência, bom senso e dar a importância que Joinville merece no cenário econômico e político”, destacou.
                Simbolicamente Tebaldi ganhou uma camiseta com os dizeres da campanha idealizada pelo Conselho de Associações de Moradores: Volta Tebaldi, que fez adesivos também. O ex-prefeito por duas vezes espera amadurecer a decisão de assumir a candidatura em março. Neste mês vai conversar com presidentes de partidos, avaliar o quadro eleitoral, verificar possibilidades de alianças e apoio do PSDB  para o empreendimento.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Tebaldi reassume Câmara Federal



                A bancada catarinense se reuniu para receber o deputado federal Marco Tebaldi, que reassumiu o mandato na Câmara Federal nesta quinta-feira (1º). O parlamentar foi recepcionado pelo líder do PSDB, Bruno Araújo (PE), e várias lideranças de Santa Catarina que foram prestigiá-lo como o presidente da sigla, o ex-governador Leonel Pavan, os senadores Luiz Henrique e Paulo Bauer, vereadores e lideranças comunitárias. Tebaldi destacou sua atuação à frente da Secretaria de Estado da Educação, que comandou por 14 meses, e reforçou o desenvolvimento do setor educacional como uma de suas prioridades.
“Retorno à Câmara com grande expectativa, A recepção que tive hoje foi muito importante e eu venho motivado a fazer um trabalho extenso. Quero construir uma caminhada que possa atender os anseios do nosso eleitor”, ressaltou Tebaldi. O tucano afirmou que usará a experiência obtida em cargos públicos no Estado para fazer um bom mandato.
Relatou sua experiência como prefeito de Joinville por duas vezes, que lhe deu oportunidade de ser testado como administrador público e depois como Secretário de Estado da Educação, quando pode ampliar os conhecimentos, a experiência e amadurecimento político e administrativo. “Quero trazer essa experiência para a apresentação e discussão de propostas para gerar desenvolvimento ao país”, disse. O parlamentar foi vereador, secretário de Habitação, prefeito de Joinville, por dois mandatos e Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina.
“Desejamos boas vindas e acreditamos que o deputado vem com a missão importante de dar ainda mais qualidade ao partido. Vamos viabilizar as condições necessárias para o exercício de seu mandato. A contribuição positiva que Santa Catarina tem dado ao PSDB será reforçada com essa chegada”, afirmou Bruno Araújo.
Entre os políticos que participaram da cerimônia de posse, estiveram o senador Paulo Bauer (SC), que considerou Tebaldi um dos principais do partido, o deputado federal Jorginho Mello e o coordenador da bancada catarinense Edinho Bez (PMDB-SC). O vice-prefeito de Araquari, Paulino Travassos, o vereador Alodir Cristo (DEM) de Joinville e o senador Luiz Henrique (PMDB) também levaram seu abraço a Tebaldi e desejaram sucesso na nova missão.Bem como os vereadores da bancada tucana Maurício Peixer, Lauro Kalfels, Joaquim Alves dos Santos