terça-feira, 4 de janeiro de 2011

TEBALDI: O DEPUTADO DA EDUCAÇÃO

O novo secretário de Estado da Educação, o deputado federal e ex-prefeito de Joinville por duas vezes, Marco Antônio Tebaldi, assumiu o cargo nesta segunda-feira (3), em solenidade de transmissão de cargo realizada no auditório da Secretaria (SED), no centro da Capital. Durante oito meses, a pasta esteve sob o comando do educador Silvestre Heerdt.

A cerimônia foi acompanhada por deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores de várias cidades de Santa Catarina, entre eles o vereador Gean Loureiro, que assumirá a vaga de Tebaldi na Câmara dos Deputados. Gean se comprometeu a ser o "deputado da Educação".
Além de Heerdt, Tebaldi e Loureiro, também compuseram a mesa o novo diretor geral da SED, Eduardo Deschamps, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Wilson Vandal.
Transmissão de cargo
Ao se despedir da maior secretaria do Estado, com um orçamento de cerca de R$ 2,5 bilhões para 2011, Silvestre Heerdt agradeceu a todos os funcionários da Casa, pela parceria, e a sua família, pelo apoio incondicional durante sua gestão.
"Foi uma experiência gratificante e esse é um momento muito especial e significativo. Na Educação não há um fim, é sempre um recomeçar. Meus sentimentos são divergentes e convergentes. Aos que deixam a Casa: valorizem e se orgulhem do que fizeram, do dever cumprido, das 200 obras realizadas neste período. Os que chegam trazem novas ideias, esperanças, impulsos e pessoas", disse o ex-secretário.
Heerdt mencionou alguns desafios a serem enfrentados pelo novo integrante do Executivo Estadual. Entre eles, ampliar o percentual de 50% de jovens com idade entre 15 e 18 anos que frequentam o Ensino Médio; ampliar a mão de obra especializada; garantir a autonomia dos gestores; valorizar sempre mais os professores e cobrar resultados.
"O secretário tem que ser o ministro da Educação, preocupar-se com ela como um todo e não apenas com a Educação pública. A SED ao ter como novo secretário o ex-prefeito da cidade que lidera o ranking na qualidade do ensino público (Joinville) certamente será frutificante", concluiu o ex-secretário.

"Família da Educação"

Tebaldi parabenizou Silvestre e os funcionários da Educação e disse que o trabalho segue "com alguns ajustes". No que diz respeito ao seu colegiado, eles já começaram.
Três diretoras da gestão anterior foram mantidas: Elizete Mello, na Diretoria de Desenvolvimento Humano; Rogéria Diegoli, na Diretoria de Apoio ao Estudante e Mariléia Gastaldi Lopes, na Diretoria de Ensino Superior. Entre as novidades está a diretora do Instituto Estadual de Educação (IEE), Gilda Mara Marcondes Penha, que assume a Diretoria de Educação Básica e Profissional da SED.

Em seu primeiro discurso na secretaria, Tebaldi disse que a partir de agora, "o seu partido será chamado de Educação". "Eu, o ministro da Educação (Fernando Haddad), e o deputado Gean temos ideologias políticas diferentes, mas um foco único. Vamos construir a família da Educação", ressaltou ele.
Ações

Ainda durante a transmissão de cargo, Tebaldi anunciou a construção conjunta de um planejamento estratégico com as instituições públicas de ensino catarinenses, que irá nortear sua gestão. Ele também ressaltou que pretende manter um diálogo "forte" e aberto com os municípios em relação a transporte e municipalização do ensino; com as instituições privadas; com a imprensa e com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE).

O novo secretário anunciou, ainda, que os atuais diretores de escolas permanecem no cargo até o dia 31 de janeiro, para conclusão do processo de transição. Após a transmissão de cargo, Tebaldi se dirigiu ao Centro Administrativo para se encontrar com o governador Raimundo Colombo.

0 comentários:

Postar um comentário