quarta-feira, 17 de março de 2010

ARTIGO PUBLICADO EM A NOTÍCIA

17 de março de 2010.



Direitos x contas, por Ulrich Beathalter*

Nas últimas semanas, observamos uma avalanche de informações a respeito das contas da Prefeitura de Joinville, segundo as quais o comprometimento da receita do município com a folha de pagamento repentinamente deu um salto e beira os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). As reportagens, em geral, acabam por sintetizar um recado: não há possibilidade de reajuste salarial aos servidores. O que nos chama a atenção é a insistência desse discurso em canais diversos e numa escalada de especulação. O cúmulo se deu em 11 de março, quando foram divulgadas afirmações da Secretaria de Gestão de Pessoas sobre a possibilidade de retirada de direitos históricos dos trabalhadores – como triênios e quinquênios.
É no mínimo uma irresponsabilidade. Não se pode disparar comentários levianos que tratem da vida de milhares de trabalhadores. A repercussão foi a pior possível. Precisamos de um clima tranquilo, que proporcione bem-estar aos trabalhadores e aos cidadãos que se beneficiam do serviço público. Instalar um clima de terror, com ameaças de ataques aos direitos do servidor, poderia interessar a quem? Observamos também a coincidência dessa escalada de ameaças justamente às vésperas da negociação da data-base da categoria. Serviria essa enxurrada de comentários negativos para desmobilizar os servidores, fazendo-os recuar de suas reivindicações? Tratar-se-ia de golpe midiático para barganhar nas negociações com o sindicato?
A Prefeitura sabe que são inúmeras as dificuldades vividas pelos servidores no exercício de suas funções. Precisamos criar um canal para tratar das soluções dos problemas já existentes – e não criar problemas novos.
Confiamos na força da coletividade e na solidariedade da população joinvilense, que sabe que a resolução dos problemas dos servidores implica uma melhoria direta dos serviços públicos prestados. Melhores escolas, CEIs, melhores postos de saúde, PAs e hospital, melhor atendimento das regionais de obras e nos setores administrativos da Prefeitura exigem garantia de condições dignas de trabalho aos servidores.


*Professor e presidente eleito do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville (Sinsej)
 
http://www.clicrbs.com.br/anoticia/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a2840468.xml&template=4187.dwt&edition=14312&section=882

0 comentários:

Postar um comentário