terça-feira, 6 de abril de 2010

Avanços na Saúde?

É com tristeza que li o artigo do prefeito Carlito Merss. Tristeza por constatar a miopia política e administrativa de alguém que deveria trabalhar por melhorar o atendimento. Ao invés de inaugurar semáforo, deveria cumprir o que prometeu de resolver os problemas da Saúde em 100 dias. Mentiu e não cumpriu!

Fala em avanços na Saúde, mas isto a população não vê. Esquece de falar da falta de médicos, das demissões dos médicos porque não cumpriu a promessa de melhorar os salários e condições de trabalho. Não cita que o Pronto Socorro do Hospital Municipal São José foi fechado negando atendimento a quem precisava. Não fala nada nos postos de saúde (PAAS-Pronto Atendimento Ambulatorial de Saúde) que funcionavam até 22 horas e que no governo do PT reduziram o atendimento. Não fala nada das filas por uma consulta onde as pessoas dormem nos postos para conseguir uma vaga.

Não lembra que o PA 24 horas do Aventureiro deixamos pronto precisando apenas colocar em funcionamento e levou mais de um ano para fazer isso. O do pronto socorro do Floresta, também demorou demais. O posto de saúde do Adhemar Garcia teve a obra paralisada, foi vandalizada e depois que a bancada do PSDB denunciou retomaram a construção de forma capenga.

O prefeito mente ao dizer que a rede ambulatorial estava abandonada. Entre reformas, ampliações e construção de novas unidades foram 55 obras e deixamos outras tantas em fase final.

No meu governo ainda apoiamos a implantação da ARCD – Associação de Reabilitação de Crianças Deficientes, no Adhemar Garcia, construímos a sede do Centrinho, prefeito Luiz Gomes, implantamos o Laboratório Municipal e o Centro Regional em Saúde do Trabalhador, o PA 24 horas do Costa e Silva, o Complexo Emergencial Ulysses Guimarães junto ao Hospital Municipal São José e vários outros investimentos para melhorar o atendimento.

Tem gente que achava a gestão de meu governo ruim. Mas estas mesmas pessoas me procuram para reclamar que agora está muito pior.

Lamentável também que o atual mandatário, quando deputado federal, pouco tenha feito por Joinville. Se era do partido do presidente, foi relator do orçamento (sem destinar nada a mais para Joinville), alegava ter “portas abertas em Brasília”, e continuamos com o mesmo piso per capita de repasse da Saúde pelo SUS.

Infelizmente esta miopia política e paralisia administrativa nenhum especialista dá jeito.

0 comentários:

Postar um comentário