sexta-feira, 2 de abril de 2010

CIDADE UNIVERSITÁRIA

Joinville vem se firmando como um pólo universitário, um centro de formação e irradiação de inteligência. Devemos reconhecimento a uma pessoa incansável e batalhadora para que Joinville tenha este status: a professora e ex-reitora da Univille, Mariléia Gastaldi Machado Lopes. Lutou anos pelo reconhecimento da Univille, construiu esta universidade, expandiu a instituição e a fortaleceu. Soube formar seu sucessor o reitor Paulo Ivo Koentopp, que hoje extrapolou seu domínios e hoje preside a ACAFE- Associação Catarinense das Fundações Educacionais.
Mas com Mariléia e Univille, Joinville passou a integrar o mapa de destinos educacionais de cursos superiores. Depois vieram outras instituições como Ielusc, FCJ- Faculdade Cenecista de Joinville, Sociesc, Anhanguera, que integram o grande pool da educação superior joinvilense juntamente com a Faculade de Direito do Professor Guimbala.
E agora vem a PUC do Paraná com grande investimento e que vai atrair estudantes de várias partes.
Lutamos para a vinda da UFSC. Como prefeito tentei federalizar a Univille, mas não deu certo. Joinville não era prioridade do governo do PT, que federalizou outras universidades e criou novas unidades como a de Chapecó e Alto Uruguai. Não desistimos. Numa parceria com o governador Luiz Henrique, compramos o terreno e doamos para a UFSC para que construa seu campus aqui.
Sendo um pólo universitário e de conhecimento, a cidade ganha. Seja com a inteligência produzida, com a movimentação da economia pois os alunos precisam de lugar para morar, para comer, para se divertir, precisam de transporte, enfim forma uma nova cadeia produtiva.
E com a PUC este processo se consolida. Novos cursos de graduação, de pós-graduação, mestrado produzindo pesquisas, teses e auxiliando na resolução de questões que afetam o futuro de Joinville.

0 comentários:

Postar um comentário