Orçada em R$ 757 mil, a obra vai dar suporte ao Curso de Nível Médio Técnico em Vitivinicultura e Enologia, ministrado na EEB Manoel Cruz, desde 2005. O laboratório, com área total de 564 m², será construído em terreno anexo à escola, adquirido pela SDR em 2009. A edificação contará com dois pavimentos. No primeiro piso funcionará uma microcantina, com área para recepção da uva, filtração, fermentação alcoólica e engarrafamento do vinho, além de adega e laboratório de análises. Na parte superior do prédio ficam as salas de aula, administração e degustação.
O secretário da Educação, Marco Tebaldi, destacou que o novo modelo adotado pelo Estado, de aliar a educação profissional ao ensino médio, é ágil e flexível, pois além do ensino regular, com o repasse de conhecimentos gerais, prepara o aluno para o mercado de trabalho, formando técnicos, que são a grande carência dos setores produtivos.
"Vamos preparar os jovens para o mercado de trabalho, para o vestibular e para aquilo que tiverem vocação", afirmou. Tebaldi disse ainda que as estruturas de laboratório desses cursos também são flexíveis e podem ser adaptadas e utilizadas para outras demandas no futuro, se necessário.
A produção de uvas e a elaboração de vinhos finos de altitude têm se mostrado promissora na região, com a instalação de diversos empreendimentos e vinhos que já receberam premiações em concursos internacionais. A secretária Regional, Solange Pagani, afirmou que o laboratório de vitivinicultura, assim como o curso profissionalizante, faz parte das ações do Governo do Estado para dar suporte ao setor, visando o desenvolvimento econômico da região.
Solange destacou ainda as demais obras realizadas e em andamento na Regional, como a construção da Escola de Ensino Médio, em Bom Retiro, a total reforma e ampliação da EEB Martinho de Haro, a nova sede da SDR e as pavimentações do Aeroporto municipal Ismael Nunes, em São Joaquim, e do trecho da SC-439, entre Urubici e a Serra do Corvo Branco. "Obras que pretendemos inaugurar, a partir de fevereiro, com a presença do governador Raimundo Colombo", disse.A construção do laboratório de vitivinicultura será conduzida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sob a supervisão e fiscalização da SDR São Joaquim. O prazo para a conclusão é de oito meses.
0 comentários:
Postar um comentário