quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

São Joaquim vai ganhar Laboratório de Vitivinicultura

O Laboratório de Vitivinicultura da Escola de Educação Básica (EEB) Manoel Cruz, em São Joaquim, será iniciado no prazo de 10 dias. Na manhã desta terça-feira (24), o secretário de Estado da Educação, Marco Tebaldi, e a secretária de Estado de Desenvolvimento Regional, Solange Scortegagna Pagani, entregaram a ordem de serviço para início da construção ao empresário Claudio Nunes do Amaral, da CM Construtora, empresa contratada através de licitação para a execução da obra. A solenidade aconteceu no auditório da nova sede da SDR São Joaquim e contou com a presença de diversas autoridades e representantes da comunidade.

Orçada em R$ 757 mil, a obra vai dar suporte ao Curso de Nível Médio Técnico em Vitivinicultura e Enologia, ministrado na EEB Manoel Cruz, desde 2005. O laboratório, com área total de 564 m², será construído em terreno anexo à escola, adquirido pela SDR em 2009. A edificação contará com dois pavimentos. No primeiro piso funcionará uma microcantina, com área para recepção da uva, filtração, fermentação alcoólica e engarrafamento do vinho, além de adega e laboratório de análises. Na parte superior do prédio ficam as salas de aula, administração e degustação.
O secretário da Educação, Marco Tebaldi, destacou que o novo modelo adotado pelo Estado, de aliar a educação profissional ao ensino médio, é ágil e flexível, pois além do ensino regular, com o repasse de conhecimentos gerais, prepara o aluno para o mercado de trabalho, formando técnicos, que são a grande carência dos setores produtivos.
"Vamos preparar os jovens para o mercado de trabalho, para o vestibular e para aquilo que tiverem vocação", afirmou. Tebaldi disse ainda que as estruturas de laboratório desses cursos também são flexíveis e podem ser adaptadas e utilizadas para outras demandas no futuro, se necessário.
A produção de uvas e a elaboração de vinhos finos de altitude têm se mostrado promissora na região, com a instalação de diversos empreendimentos e vinhos que já receberam premiações em concursos internacionais. A secretária Regional, Solange Pagani, afirmou que o laboratório de vitivinicultura, assim como o curso profissionalizante, faz parte das ações do Governo do Estado para dar suporte ao setor, visando o desenvolvimento econômico da região.
Solange destacou ainda as demais obras realizadas e em andamento na Regional, como a construção da Escola de Ensino Médio, em Bom Retiro, a total reforma e ampliação da EEB Martinho de Haro, a nova sede da SDR e as pavimentações do Aeroporto municipal Ismael Nunes, em São Joaquim, e do trecho da SC-439, entre Urubici e a Serra do Corvo Branco. "Obras que pretendemos inaugurar, a partir de fevereiro, com a presença do governador Raimundo Colombo", disse.
A construção do laboratório de vitivinicultura será conduzida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, com recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE), sob a supervisão e fiscalização da SDR São Joaquim. O prazo para a conclusão é de oito meses.

0 comentários:

Postar um comentário