quinta-feira, 14 de abril de 2011

EDUCAÇÃO DISCUTE FORMAS DE CONSCIENTIZAR SOBRE VIOLÊNCIA

A Secretaria de Estado da Educação reuniu, nesta quinta-feira, 14, segmentos do governo e da sociedade civil para discutir formas de prevenção à violência no entorno das escolas públicas do Estado. Cerca de 30 pessoas participaram do encontro no gabinete do secretário Marco Tebaldi e chegaram ao consenso sobre a necessidade de implementar ações imediatas, de médio e de longo prazo.


Estiveram presentes os representantes das Secretarias de Segurança Pública, de Desenvolvimento Regional de Tubarão, Polícia Militar, Ministério Público, Celesc, Procuradoria Geral do Estado, Colégio Militar Feliciano Nunes Pires, Casvig, Secretaria Municipal de Educação,  diretores e gerentes da Educação.

De acordo com o secretário, os últimos acontecimentos de violência escolar no Rio de Janeiro serviram de alerta no sentido de ampliar os programas já existentes nas escolas da rede estadual e ainda buscar novas parcerias com instituições públicas e privadas.

Além de programas que disseminam ações de conscientização em prol de uma cultura da paz, todas as unidades de ensino possuem equipamentos eletrônicos de alarme, cerca de 350 equipamentos eletrônicos de imagens e, nas áreas de maior risco urbano, mantêm 521 vigias presenciais. Com a Polícia Militar, desenvolve o Programa Escolar de Resistência às Drogas (Proerd) e ainda parcerias com o Ministério Público, por meio do Centro de Apoio à Infância e da Juventude.

Tebaldi disse no início da reunião que a ideia é promover uma campanha estadual envolvendo toda a comunidade escolar, pais, professores, alunos, e junto com isso, desenvolver ações práticas. "Vamos estabelecer medidas de caráter preventivo, inclusive contra o bullyng escolar, pois essas práticas, muitas vezes, determinam no futuro, problemas de grandes proporções", afirmou.

Dentre as medidas conjuntas e a curto prazo ficou estabelecido que as instituições vão intensificar as parcerias para desenvolver concursos de redação, estabelecer o "Dia da Paz", criar Conselhos de Segurança nas Escolas, dificultar o acesso às instalações, e melhorar a iluminação pública próximo aos educandários. E ainda criar, em cada unidade de ensino, coordenadores ou monitores de turnos e ampliar o programa Escola Aberta, da Secretaria da Educação, dentre outras.

Por fim, todos os participantes destacaram a necessidade de envolver nessas ações as famílias, professores e alunos, além de promover, por meio de campanhas de conscientização nas escolas, a construção e valorização de valores morais e espirituais

0 comentários:

Postar um comentário