terça-feira, 9 de abril de 2013

Joinville terá local de coleta de assinaturas para o Saúde +10


Joinville terá local de coleta de assinaturas para o Saúde +10

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que em sistemas universais públicos de saúde como o SUS (Sistema Único de Saúde) o país invista no mínimo 7,5% do seu PIB (Produto Interno Bruto). No entanto, nos últimos anos este investimento no Brasil não passou de 3,5% ao ano. O resultado desta falta de investimento é situação caótica em que se encontra o sistema público de saúde brasileiro. Para tentar mudar esta realidade, o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública “Saúde +10” da sociedade civil organizada, realiza nesta manhã um ato público na frente do Congresso Nacional. Além disso, será realizado em diversos municípios um mutirão para coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular do Repasse de 10% das receitas da União para a saúde pública. Em Joinville, as assinaturas serão coletadas na Praça da Bandeira, próximo ao terminal central, das 9 horas até as 17 horas.
 De acordo com especialistas em saúde, o investimento da parte do Governo Federal tem diminuído nos últimos 10 anos, passando de 60% para 44% do investido em saúde, deixando o resto do investimento por conta de estados e municípios. Enquanto isso, por lei, estados e municípios são obrigados a repassar 12 e 15%. Em Joinville, há quase oito anos o investimento supera os 25% do orçamento do município. O SUS atende 85% da população, mas na atinge nem 45 % dos investimentos em saúde no Brasil, já que os 55% restantes de investimentos partem da iniciativa privada, que atende apenas 15% dos brasileiros.

Informações do SAÚDE + 10 (www.saudemaisdez.org.br)

Conheça as entidades envolvidas em: http://www.saudemaisdez.org.br/index.php/participantes

PARTICIPE DO ATO EM DEFESA DA SAÚDE PÚBLICA!

O Movimento Saúde+10 acaba de anunciar a realização de seu primeiro Ato em Defesa da Saúde Pública, que acontecerá no dia 10 de abril, a partir das 9h, com concentração na Catedral de Brasília e passeata até o Congresso Nacional. A iniciativa, que tem como objetivo reafirmar a necessidade de fortalecer o SUS público, universal e integral, deverá mobilizar e levar à capital federal cidadãos de diversos estados brasileiros.
Durante a realização do Ato, será também anunciada a primeira contagem oficial de assinaturas alcançadas até o momento pelo Projeto de Emenda Popular que assegura 10% do PIB para o orçamento da União na Saúde. Os formulários assinados deverão ser enviados, até o dia 5 de abril, para a Coordenação Nacional, no endereço: Conselho Nacional de Saúde, Esplanada dos Ministérios, Bloco G, Edifício Anexo, Ala B, 1º Andar, Sala 103B – CEP: 70058-900, Brasília-DF.

As entidades também poderão informar à coordenação o número de assinaturas coletadas pelas mesmas através do e-mail: lizandra.conte@saude.gov.br ou saudemaisdez@gmail.com, lembrando que somente as assinaturas seguidas do título eleitoral do cidadão serão válidas.
Caravanas
As informações sobre a saída de caravanas de outros estados, horário de chegada, e nomes das empresas de ônibus deverão ser enviadas para o endereço eletrônico do movimento, saudemaisdez@gmail.com.
O movimento
Criado há um ano, o Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública tem como objetivo a coleta de 1,500 milhões de assinaturas em prol de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que assegure o repasse efetivo e integral de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira, alterando, dessa forma, a Lei Complementar no 141, de 13 de janeiro de 2012.
A iniciativa visa agregar, de maneira contínua e crescente, entidades organizadas e as diversas instituições, abrangendo toda a sociedade, nas cidades e no campo, no esforço cívico de encaminhar à Câmara Federal tal quantidade de assinaturas para a execução do citado projeto.
Entende-se que a justeza dessa proposição alcançará milhões de mentes e consciências, em uma ampla mobilização nacional, de caráter suprapartidário, exigindo a definitiva priorização da saúde como bem maior de uma nação soberana, que cuida do seu povo e garante os seus direitos constitucionais.
Serviço
Ato em defesa da Saúde Pública
Data: 10 de abril
Horário: 9h
Concentração: Em frente à Catedral Metropolitana de Brasília
Mais informações através do e-mail ou telefone da coordenação Nacional do Movimento: saudemaisdez@gmail.com e (61) 93009669


0 comentários:

Postar um comentário