terça-feira, 21 de maio de 2013

Artigo de Tebaldi publicado no jornal A Notícia



Teatro dos Sonhos da Manchester, por Marco Antônio Tebaldi*

Nas décadas de 1960 e 1970, o crescimento industrial em Joinville fez a cidade ganhar o título de Manchester Catarinense, referência ao município inglês, um dos símbolos da Revolução Industrial, iniciada ainda no século 17. Considerando as proporções e o tempo, não seria exagero o título para Joinville, já que o município inglês propriamente dito tem uma população de 441 mil habitantes e fica na região metropolitana de Manchester, com uma população de 3,6 milhões de habitantes e tem em suas terras as sedes de algumas das principais indústrias do planeta.

Com empresas como a Fundição Tupy, Embraco, Tigre, Whirlpool, Wetzel, e a instalação de tantas outras gigantes, como a General Motors, a locomotiva do desenvolvimento joinvilense não parou. Sua região metropolitana continua crescendo e já tem uma população de mais de 1 milhão de habitantes.

Mas esta experiência não fica restrita ao campo industrial. Ela atinge todos os setores da sociedade, transformando-os diariamente. E foi em um destes setores, que sentimos orgulho de uma herança tantas vezes contestada. No confronto do nosso JEC com o Santos, o joinvilense teve orgulho de ser anfitrião em tão bela casa, a Arena Joinville, instalações que receberam elogios de toda a imprensa nacional.

E, ao contrário de estádios construídos com bilhões de reais para a Copa do Mundo, dos quais muitos deverão ficar obsoletos após o Mundial, para a construção da Arena foram gastos R$ 30,2 milhões, e o estádio poderá servir de subsede para o Mundial. Muitos que criticaram a obra, hoje, compreenderam a importância para a autoestima da população, que se sentia órfã de um espaço como aquele.

Assim como a Manchester britânica, que tem em seu Estádio Old Trafford, casa do Manchester United, a sua casa do futebol e de espetáculos, Joinville tem sua Arena. O estádio inglês começou a ser construído em 1910, foi destruído na Segunda Guerra Mundial e passou por diversas ampliações e reformas. Ganhou o apelido de Teatro dos Sonhos o grande craque inglês Bobby Charlton. Quando prefeito,tomei a decisão correta de construir a Arena. Hoje, vendo esta bela obra, recebendo elogios à sua qualidade, tendo capacidade para estar na lista de subsedes à copa de 2014, penso que também temos o nosso Teatro dos Sonhos.

0 comentários:

Postar um comentário