quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tebaldi pede garantias de ferrovia para Santa Catarina

De acordo com o traçado original do projeto, a ferrovia chamada Maracaju, deve iniciar no município de Maracaju/MS e terminar em Mafra/SC, onde será interligada com a ferrovia que vai até o porto de São Francisco do Sul. Esta ferrovia ajudará a transportar a soja produzida nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná, os três maiores produtores de soja do país. Mas já existe uma proposta para modificar o traçado e desviar a rota para o porto de Paranaguá/PR. Em audiência, o Ministro dos Transportes César Borges garantiu para Tebaldi que o traçado não será alterado. Tebaldi explicou que de Mafra até São Francisco do Sul já existe toda a estrutura para a ferrovia e seria muito mais fácil do que ter de construir uma nova, como é o caso de Paranaguá. No trajeto catarinense, ainda terá espaço para cargas e descargas antes de chegar ao porto, uma espécie de transbordo próximo as rodovias BR 101 e BR 280. Além disso, já existe um projeto para a construção de outra ferrovia ligando os portos do litoral paranaense e catarinense. “É uma vergonha o que estão fazendo com Santa Catarina, a sexta maior economia do país e com Joinville, a 25ª economia entre os municípios. Já estamos esperando pela duplicação da BR 280, a falta do ILS no aeroporto de Joinville e agora querem nos tirar isto também, é um desrespeito com os catarinenses”, argumentou Tebaldi.

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