quarta-feira, 3 de julho de 2013

TEBALDI LIDERA BANCADA EM REUNIÃO SOBRE FERROVIA LESTE-OESTE

Na manhã desta quarta-feira (3), o Deputado Federal e Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Marco Tebaldi, liderou uma comitiva catarinense em uma audiência com o presidente da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), Bernardo Figueiredo, na sede da empresa. A comitiva era formada por parlamentares como o senador Paulo Bauer e o deputado Esperidião Amim, o prefeito de Mafra, Eto Scholze e o professor Ricardo Saporiti representando a FIESC. Foi apresentada uma pauta relacionada à questão da ferrovia Leste-Oeste, que se inicia em Maracajú (MS), passa por Lapa (PR) e termina no porto de São Francisco do Sul (SC).
Tebaldi apresentou ao presidente da EPL a opção do traçado da ferrovia ter como alternativa a passagem pelo município de Porto União já em Santa Catarina, seguindo pela cidade de Canoinhas e passando por Mafra, que já disponibiliza de um ramal ferroviário estabelecido, o que reduziria de forma gritante o valor das obras. Desta forma, a ferrovia termina no porto de São Francisco do Sul, localizado no litoral norte do estado catarinense. Também há outra opção de trajeto, que teria como o primeiro trecho catarinense a cidade de Mafra, com o mesmo destino final.
O presidente Bernardo apresentou à comitiva os projetos para a construção de outras ferrovias que cortarão o território de Santa Catarina, como a Norte-Sul, a do Frango, a São Paulo-Rio Grande e a Litorânea, sendo que esta última já se encontra com seu projeto pronto. O presidente afirmou de forma veemente que o Governo tem como intenção investir na malha ferroviária de Santa Catarina, tendo em vista o dinamismo de seu setor portuário.
Tebaldi e a bancada catarinense reafirmaram que continuarão sustentando o pleito de conquistar às regiões catarinenses o desenvolvimento que é alcançado por uma malha ferroviária abrangente, o que por consequência garantirá maior dinamismo à economia de Santa Catarina.
Texto e Foto: Felipe Muniz



0 comentários:

Postar um comentário