quinta-feira, 18 de julho de 2013

TEBALDI QUESTIONA ACORDO DE IMPORTAÇÃO DE BANANAS ENTRE BRASIL E EQUADOR

Nesta quarta-feira (17), o Deputado Federal Marco Tebaldi entrou na Câmara dos Deputados com um requerimento de informação. Motivado pelas negociações de importação de bananas entre o Governo Federal e o Equador, fato que terá consequências desastrosas na economia do Brasil ao enfraquecer a produção nacional da fruta, Tebaldi solicitou informações detalhadas sobre o acordo em andamento, como as medidas que serão tomadas para que não haja prejuízos para os produtores de Santa Catarina e do Brasil.

A produção da banana em Santa Catarina tem enorme importância socioeconômica e é uma fonte de renda considerável para inúmeros pequenos agricultores, principalmente nas região do Planalto Norte, onde posso destacar as cidades de Garuva, Corupá, Luis Alves e Massaranduba. Mais de cinco mil famílias têm nessa cultura sua principal fonte de renda, sendo Santa Catarina o terceiro maior produtor de bananas do país, ficando atrás somente do Estado de São Paulo e da Bahia, com uma produção que supera as 600 mil toneladas.

Diante de um cenário onde somos um dos maiores produtores de banana do mundo, podendo abastecer o mercado interno a preços baixos, não há sentido num acordo tão obscuro entre os dois países. Tebaldi, que também é Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, se dispôs a abraçar a causa dos bananicultores catarinenses na Câmara dos Deputados, mobilizando a bancada do estado em prol de seus interesses.

0 comentários:

Postar um comentário