terça-feira, 12 de novembro de 2013

Lideranças da região Sul lotam encontro do Fórum Parlamentar Catarinense

O encontro do Fórum Parlamentar Catarinense com a região sul do estado teve a participação de mais 500 lideranças da sociedade. Sob o comando do coordenador do Fórum, o deputado federal Marco Tebaldi, o evento foi realizado em Criciúma, no Centro de Eventos Oasis e as diversas entidades da região (AMREC, AMESC e AMUREL) puderam apresentar as principais demandas nas esferas federais. A reunião contou com a presença do governador em exercício, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina Joarez Ponticelli e do prefeito de Criciúma Márcio Burigo, anfitrião do evento, além de vários parlamentares estaduais e federais. O Fórum Parlamentar Catarinense é a união dos 16 deputados federais e os três senadores de Santa Catarina para defender os interesses da bancada em Brasília.

A conclusão da duplicação do trecho sul da BR 101, a limitação energética e o escoamento de produção eram algumas das demandas já conhecidas. Mas, no encontro, foi possível conhecer outras grandes e novas demandas da região. O prefeito Marcio Burigo foi o primeiro a falar e destacou a necessidade de recursos para o Hospital Materno de Criciúma, a retirada dos trilhos do trem do trecho urbano do município e a retomada do debate sobre as regiões metropolitanas.

As associações de municípios também apresentaram diversas demandas, como assoreamento de rios, tratamento de esgoto, novo pacto federativo com melhor distribuição dos recursos entre municípios, estados e união, obras de infraestrutura para escoamento de produção, entre outras. Foram por volta de 50 ofícios com pedidos entregues à coordenação do fórum. Tebaldi destacou a importância de renovar o conhecimento das necessidades da região. “Foi positivo porque mobilizamos a região, mostramos a força que ela tem. Precisamos recuperar o  tempo perdido com o atraso na duplicação, que gerou uma série defasagens no crescimento e desenvolvimento econômico”, justificou o deputado.





0 comentários:

Postar um comentário