quinta-feira, 21 de novembro de 2013

REUNIÃO DO FÓRUM PARLAMENTAR CATARINENSE OUVE E ESCLARECE LIDERANÇAS SOBRE EMENDAS COLETIVAS


Na noite desta terça-feira (19), o Fórum Parlamentar Catarinense, sob a liderança de seu coordenador, o deputado federal Marco Tebaldi, se reuniu na Câmara dos Deputados.

Além da presença maciça dos parlamentares que compõem a bancada catarinense, o encontro contou com a participação de lideranças políticas, dirigentes de instituições educacionais e associações dos mais variados setores e representantes da classe empresarial, que apresentaram seus pleitos ao Fórum. A maioria das solicitações de emenda de bancada já havia sido entregue aos parlamentares, que puderam ouvir nesta reunião, através de resumidas exposições dos participantes, os principais pontos de cada demanda.

A habitação teve como principal expoente a COHAB, que apresentou a triste realidade do setor no estado catarinense: há um déficit de 150 mil residências. A Companhia de Habitação pediu especial atenção ao setor, ressaltando a importância dos parlamentares na mudança desse quadro.

O setor da educação também foi representado na reunião. O vice-reitor da UDESC (Universidade de Santa Catarina), Marcus Tomasi, afirmou que a universidade precisa se reestruturar fisicamente, construindo novos edifícios para abrigar os novos cursos. A reitora do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Maria Clara Schneider também pediu atenção à estrutura. Segundo a reitora, o IFSC tem cursos na educação básica e técnica, em graduação e também em pós-graduação, sendo um grande porto de talentos para o estado.  Já o reitor substituto do Instituto Federal de Catarinense (IFC), Maurício Lehmann declarou que não há compatibilidade entre o grande crescimento do IFC e o investimento insuficiente no instituto.

A saúde teve como grande representante, o presidente da Associação e Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde de Santa Catarina (Ahesc-Fehosc), Tércio Egon Kasten, que já havia participado de um café da manhã do Fórum Parlamentar Catarinense na Câmara dos Deputados, no mês de julho. Tércio expôs sua demanda em relação ao encaminhamento de emendas parlamentares dos deputados da bancada para socorrer os hospitais filantrópicos de Santa Catarina. O prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo levou a necessidade de investimentos no Hospital Infantil de Santa Catarina, que fica localizado em seu município.

A AMURES (Associação dos Municípios da Região Serrana), representada por seu presidente, Padre Edilson, que também é prefeito de Campo Belo do Sul, pediu mais investimentos na infraestrutura dos 18 municípios que compõem a associação. “Somos pequenos, mas  acredito que o crescimento das cidades da Região Serrana trará benefícios para todo o estado” – observou Padre Edilson. “Tenho certeza que os parlamentares se sensibilizarão com o pleito dos municípios da Região Serrana. Vocês são pequenos, mas são unidos, assim como é a nossa bancada. Acredito que com essa força possamos realizar grandes coisas”, completou Tebaldi.
Municípios como São José, Imaruí e Palhoça também apresentaram suas propostas relacionadas à infraestrutura.  

Os 14 parlamentares presentes enriqueceram o debate sobre emendas coletivas, esclarecendo aos presentes os impasses e as possibilidades de sucesso na obtenção dessa modalidade de recurso. A missão da reunião, de ouvir e esclarecer as lideranças do estado, foi alcançada. No final das exposições, o deputado federal Jorge Boeira expressou a sensação geral que permeava a atmosfera do encontro: “De todas as reuniões que participei no Fórum Parlamentar, sem dúvidas, essa foi a mais esclarecedora de todas, em relação a emendas coletivas”.

Texto e Fotos: Felipe Muniz

0 comentários:

Postar um comentário