segunda-feira, 31 de março de 2014

INFRAESTRUTURA FOI A PRINCIPAL REIVINDICAÇÃO DO FÓRUM EM JOINVILLE

INFRAESTRUTURA FOI A PRINCIPAL REIVINDICAÇÃO DO FÓRUM EM JOINVILLE

Diretor da ANTT Jorge Bastos participa e firma compromissos com entidades presentes no evento
Com a participação de representantes de diversas entidades, o Encontro do Fórum Parlamentar Catarinense, que reúne os 16 deputados federais e três senadores de Santa Catarina, com a região Nordeste do estado, apontou a infraestrutura e a escassez do gás natural como grandes demandas. O evento comandado pelo coordenador do Fórum, o deputado federal Marco Tebaldi e o presidente da ACIJ (Associação Empresarial de Joinville) Mario Aguiar, contou ainda com a presença do diretor geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres Jorge Bastos, do presidente da Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina, o prefeito de São Francisco do Sul Luiz Roberto de Oliveira, o Zera, o presidente da Amvali (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu) prefeito de Guaramirim Lauro Frohlich, os deputados federais Esperidião Amin, Mauro Mariani, Carmen Zanotto, o senador Paulo Bauer, a secretária da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Joinville Simone Schramm, o prefeito de Joinville Udo Döhler, o vice prefeito de Joinville Rodrigo Coelho, o presidente da Câmara de Vereadores de Joinville João Carlos Gonçalves e o deputado estadual Sandro Silva, além de autoridades de todo o estado. O encontro foi realizado na manhã desta sexta-feira, na ACIJ, com a presença de mais de 300 lideranças.
A mobilidade urbana e rodoviária foi apontada por diversas lideranças. Tebaldi aproveitou a para cobrar de Bastos o estudo de viabilidade para a terceira pista no trecho norte da BR 101 e obteve sinalização positiva do diretor da ANTT. “Na vinda de Florianópolis para Joinville, pude ver que a rodovia já está no seu limite. Precisamos urgente planejar uma alternativa. Podem ter certeza que este Fórum tem nos alertado e saímos daqui com este compromisso”, garantiu Bastos.
O presidente da ACIJ Mario Aguiar também apontou a questão viária como os grandes gargalos da produção da indústria na região, com destaque para a duplicação da BR 280 no trecho entre a BR 101 e o porto de São Francisco do Sul. Aguiar entregou para Tebaldi os estudos da Acij para o desenvolvimento da infraestrutura da região e elogiou a iniciativa do coordenador do Fórum. “O deputado está de parabéns por esta iniciativa. Espero que tenhamos mais encontros como este”, destacou o presidente da Acij.
Além disso, a escassez do gás natural foi destacado como outro grande problema. “Teremos que importar gás da Europa. Ele vem liquido em navios e aqui, em contato com o oxigênio viram gás. Teremos de ter estrutura em nossos portos para receber este gás e distribui-lo”, alertou o coordenador do Fórum sobre outra demanda apresentada por empresários.
Tebaldi fez um balanço positivo da reunião. “Nós sabemos e conhecemos muitas das demandas da região. Mas estas reuniões servem para revitalizar as cobranças, para agitar. Não podemos ficar parados, ver as coisas e não fazer nada. Agora, temos o respaldo desta entidades para fazer as cobranças em Brasília”, destacou o deputado.

BANANA, REGIÃO METROPOLITANA, PORTOS E CONTORNO FERROVIÁRIO TAMBÉM ENTRARAM EM PAUTA

A infraestrutura não foi a única pauta da reunião e diversos assuntos foram abordados. O presidente da Amvali prefeito Lauro Frohlich chamou a atenção para a importação de banana do Equador, que vai prejudicar os produtos brasileiros. “Nosso país é autossuficiente. Por conta de um desiquilíbrio na balança comercial com aquele país querem nos penalizar. Precisamos que nossos representantes nos defendam”, afirmou Frohlich.
Já o presidente da Amunesc prefeito Luiz Zera destacou as questões portuárias, lembrando que Santa Catarina tem cinco portos, dois deles na região Nordeste de Santa Catarina. “Precisamos interligar nossos portos e precisamos que resolvam de uma vez a duplicação da BR 280”, disse Zero, que também falou sobre a região metropolitana. “Hoje, nós temos os municípios praticamente colados. Precisamos retomar a discussão da criação da região metropolitana porque muitas questões terão de ser debatidas em conjunto”, argumentou o prefeito de São Francisco do Sul.
Outro tema abordado foi o contorno ferroviário de Joinville. “Hoje, o contorno não é um assunto apenas de Joinville, mas de toda a região. Envolve Joinville, Araquari, São Francisco do Sul e Barra do Sul” destacou o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Marco Tebaldi. A obra está paralisada desde 2012. Tebaldi fez vários pedidos de informação e recebeu diversas previsões para a retomada.

VICE PRESIDENTE DA FACISC DESTACA INICIATIVA DE TEBALDI

O vice presidente da FACISC (Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina) André Gaidzinski participou do encontro em Joinville e das outras edições em Chapecó e Criciúma. Gaidzinski enalteceu a iniciativa do coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Marco Tebaldi. “Venho aqui para agradece o deputado, porque recebi o retorno do andamento das demandas levantadas nos outros dois encontros. Pudemos acompanhar que muitas questões estão andando e outras estão sendo cobradas por nossos representantes em Brasília”, relatou o vice presidente da Facisc.
O presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Joinville Carlos Grendene também elogiou a reunião. “É disso que precisamos. Não temos que ficar o tempo todo indo a Brasília. Precisamos de fóruns como este para apresentar nossas demandas, assim discutimos tudo de uma vez”, afirmou Grandene.

Presidente da ACIJ Mário Aguiar, presidente da Amunesc Luiz Zera e Tebaldi.

Presidente da ACIJ Mário Aguiar entrega estudos para Tebaldi, vice prefeito de Joinville Rodrigo Coelho, senador Paulo Bauer e diretor geral da ANTT Jorge Bastos.

Presidente da ACIJ Mário Aguiar entrega estudos para Tebaldi, vice prefeito de Joinville Rodrigo Coelho, senador Paulo Bauer, diretor geral da ANTT Jorge Bastos e o deputado federal Esperidião Amin.


Mesa formada por secretária da SDR de Joinville Simone Schramm, deputado federal Mauro Mariani, presidente da ACIJ Mário Aguiar, Tebaldi, vice prefeito de Joinville Rodrigo Coelho, senador Paulo Bauer, presidente da ANTT Jorge Bastos e deputado federal Esperidião Amin.






0 comentários:

Postar um comentário