quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

TEBALDI LANÇA PROJETO DE TELEASSISTÊNCIA À TERCEIRA IDADE EM NÍVEL NACIONAL

O deputado federal Marco Tebaldi deu entrada com um projeto de lei de número 7179/2014, na última sexta-feira (21), na Câmara dos Deputados. O projeto em questão será uma ferramenta revolucionária para a população de terceira idade. Trata-se da Teleassistência, um sistema de emergência que auxiliará idosos que tenham que permanecer sozinhos em seus lares.

O projeto prevê que seja lei a criação de um programa que permita a contratação por preço popular, de um serviço de emergência que, através de um painel central instalado na casa do idoso, possa dar o auxílio necessário ao cidadão que estiver em apuros. Quando foi prefeito de Joinville, Tebaldi foi pioneiro no país na implantação do serviço e logo os resultados apareceram. Em três anos foram emitidos 5.615 sinais de alerta, o que prontamente melhorou a qualidade de vida dos idosos. Ao ser emitido o sinal, uma central de ajuda entra em contato, através do painel instalado, auxiliando o cidadão em viva-voz seja ao dar instruções de saúde, seja em contatar a família ou o SAMU, quando necessário. O botão que emite o sinal é remoto, ou seja, o idoso poderá leva-lo consigo em todos os lugares. Infelizmente a atual gestão na prefeitura de Joinville cancelou o serviço, deixando muitos cidadãos desamparados.

A nossa realidade é cheia de pressões, exigências, competitividade no trabalho, fatores estes que fazem a família permanecer cada vez mais fora de suas casas, seja para o trabalho diário, seja para os estudos. E são muitos os idosos que contribuíram para o crescimento de nosso país e que hoje, já sob a aposentadoria, cuidam de suas casas, tendo que permanecer sozinhos em seus lares. Os perigos são inúmeros para uma pessoa de terceira idade, como um derrame, um ataque cardíaco, escorregões que resultam em quedas, entre outros riscos. E o projeto de lei do deputado Tebaldi pretende auxiliar o idoso diante dessa situação de desamparo.

Tebaldi tem grandes expectativas quanto à aprovação do projeto: “Quando implantei esse serviço em Joinville, tivemos resultados positivos, além do esperado. Eu espero que possamos aprovar esse projeto, que será de grande valia para a população de terceira idade em todo o país, transformando esse serviço em programa de Estado, evitando que prefeitos cancelem o serviço e privem a população idosa desse benefício”.

Texto e foto: Felipe Muniz


0 comentários:

Postar um comentário