terça-feira, 27 de setembro de 2011

Gestores devem estar cientes das responsabilidades


Os gestores de educação de Santa Catarina devem estar cientes da grandeza de suas responsabilidades. Este é o resumo da manifestação do Secretário de Estado da Educação Marco Tebaldi, na abertura do Curso de Formação Continuada que iniciou na manhã desta terça-feira em Balneário Camboriú, reunindo diretores de escolas. “Nossa prioridade deve ser o aluno e os interesses da Educação devem estar acima dos interesses pessoais”, orientou Tebaldi aos 800 diretores que participaram do primeiro grupo. A segunda turma vai participar na próxima segunda-feira.
O secretário defende que temos de melhorar a qualidade para chegarmos a padrões internacionais, investir no ensino médio integral e profissionalizante. A Secretaria do Estado da Educação promove de 27 a 30 de setembro, no hotel Sibara, em Balneário Camboriú, o primeiro curso de formação continuada: “O currículo da educação básica em debate”.
Participam do encontro cerca de 800 gestores, dentre diretores de escolas, gerentes regionais de educação, supervisores de gestão de pessoas, educação básica profissional e assistência ao educando, diretores de centros de educação profissional (CEDUPs), diretores de centros de educação de jovens e adultos (CEJAs) e representantes das demais diretorias da Secretaria da Educação.

O encontro tem como objetivo auxiliar na atuação e na qualificação da prática docente, por meio de debates e planejamento de ações. De acordo com o secretário, Marco Tebaldi, a formação é importante porque vai agregar mais experiências e conhecimentos aos profissionais de cada área, fortalecendo assim as ações nas escolas.

A diretora de Desenvolvimento Humano Elizete Mello explanou questões burocráticas e tirou dúvidas sobre gerenciamento de pessoal e salientou que é necessário que os profissionais estejam preparados para exercer seus cargos, “pois trabalhamos para o cidadão catarinense”. Já a diretora de Apoio ao Estudante Rogéria Diegoli explanou sobre alimentação, transporte e material escolar.

Os desafios da gestão escolar foi o tema da Diretora de Educação Básica Gilda Mara Marcondes Penha. Falou da urgência da universalização do acesso ao ensino que até 2016 devem estar atendidos todas as crianças de 4 e 5 anos, bem como trabalhar pela permanência, aprendizagem e o sucesso das creianãs e jovens na escola em idade própria de cada etapa. Outra meta é alfabetizar todos que tenham até 8 anos de idade e até 2020 erradicar totalmente o analfabetismo. Os demais diretores de Infraestrutura Waldir Sovernigo, de Tecnologia Raul Bergson e de Administração Financeira Cromácio Rosa falaram sobre as atribuições de cada unidade.

0 comentários:

Postar um comentário