sábado, 10 de dezembro de 2011

Comitiva catarinense conhece sistema educacional de Portugal


Porto, Portugal (9/12/2011) - Buscando modernizar as escolas catarinenses e oferecer aos professores e alunos novas tecnologias de informação, o vice-governador Eduardo Pinho Moreira, o secretário de Estado da Educação, Marco Tebaldi, e o diretor de Governança Eletrônica, Paulo Luna, visitaram empresas do ramo na cidade de Porto, no Norte de Portugal. “Temos interesse em modernizar nossas escolas e queremos sair na frente de forma muito efetiva, dispondo de salas de aula inteiramente eletrônicas com moderníssima tecnologia de informação, qualificando e preparando cada vez mais nossos alunos”, destacou Pinho Moreira.



A comitiva catarinense conheceu a produção de netbooks e lousas eletrônicas que hoje são utilizadas nas redes de ensino de vários países. Também participou de palestras explicativas sobre as salas interativas, onde o professor e o aluno substituem giz e quadro negro pelas ferramentas eletrônicas.



De acordo com o modelo português apresentado, nas salas de aula interativas, o professor dispõe de uma lousa eletrônica e cada aluno recebe um netbook, computador de pequeno porte especialmente desenvolvido para crianças. Os professores têm total controle sobre os netbooks das salas e, por meio de softwares, podem fazer estatísticas de frequência, controlar e limitar o que é acessado pelos alunos, aplicar provas, entre outras operações.



O Governo já vem tratando do uso de tecnologia da informação nas salas de aula desde o início deste ano. Com essa visita, foi oficializada uma nova reunião, agora em Florianópolis, mista dos técnicos das empresas portuguesas e técnicos do Governo catarinense para a segunda quinzena de janeiro. Para a reunião, está programada a discussão sobre o programa e a realidade do Estado, suas particularidades e formas de aplicação.



Este foi o último compromisso do vice-governador e comitiva na Europa. Além da visita ao Distrito de Porto, Pinho Moreira assinou acordos executivos em diversas áreas com os governos de Portugal e da região da Catalunha, na Espanha, acompanhado dos secretários de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, e de Assuntos Internacionais (SAI), Alexandre Fernandes. Também reuniu-se em Munique, na Alemanha, com a diretoria da fabricante de veículos BMW. "A crise da economia nos países da comunidade europeia abre oportunidades que Santa Catarina pretende aproveitar", afirma o vice-governador. A comitiva retorna ao Brasil neste sábado (10).



Texto e Fotos extraidos do site: http://www.sc.gov.br/
autor: Jeferson Baldo

Gabinete do Vice-Governador do Estado de SC

E-mail: jeferson@gvg.sc.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário