quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Secretário entrega ordem de serviço para Escola indígena


O secretário de Estado da Educação, Marco Tebaldi, e o secretário de Desenvolvimento Regional de Chapecó, Eldimar Jagnow, entregaram a ordem de serviço no valor de R$ 880 mil para construtora Caibi Empreendimentos Ltda, responsável pela construção da Escola Indígena de Educação Fundamental Sape ty Kó, localizada na Aldeia Condá na localidade de Água Amarela. O ato de entrega aconteceu nesta quinta-feira (1) no auditório da SDR de Chapecó.

A nova escola apresenta um projeto arquitetônico moderno e inovador em forma de Oca, com a finalidade de respeitar a cultura indígena. Esta estrutura será integrada por oito salas de aula, salas para secretaria, direção, informática, professores, cozinha, e banheiros. Na elaboração do projeto também foi levando em conta a questão da acessibilidade.

Conforme informações da empresa responsável pela obra, neste primeiro momento serão elaborados os projetos complementares, instaladas as locações na área destinada à escola. Na sequência serão iniciados os trabalhos de construção e a obra deve ser concluída em aproximadamente nove meses.

De acordo com o cacique da Aldeia Condá, José Kokai, a construção desta escola representa uma grande conquista, pois atende uma demanda de 12 anos. Esta obra também será um espaço onde as tradições indígenas serão repassadas aos nossos jovens, explica.

O secretário de Estado da Educação, Marco Tebaldi, reafirmou a importância de a comunidade acompanhar o desenvolvimento da construção, fiscalizando a qualidade do serviço. O governador Raimundo Colombo quer que façamos tudo bem feito e com qualidade. Cada cidadão catarinense tem esta obrigação, de exigir que obras e serviços públicos tenham qualidade e que atendam por muito tempo os cidadãos, ressaltou.

Segundo o secretário regional, Eldimar Jagnow, a construção desta unidade escolar vai além da questão educacional, pois sua estrutura foi projetada para preservar e respeitar a cultura indígena. Estamos garantindo a qualidade do ambiente escolar para os nossos alunos e também viabilizando um espaço destinado às suas manifestações culturais, concluiu

0 comentários:

Postar um comentário