quarta-feira, 23 de abril de 2014

TEBALDI QUER EQUIPAR EDIFÍCIOS PÚBLICOS DO PAÍS COM CAPTADORES DE ENERGIA SOLAR

Na manhã desta quarta-feira (23), o deputado federal Marco Tebaldi deu entrada com um projeto de lei na Câmara dos Deputados. Esse projeto prevê a obrigatoriedade, através de licitação, da instalação de equipamentos fotovoltaicos, que captam e armazenam a energia solar, em edificações pertencentes à administração pública. As instituições públicas terão 10 anos para se adequar às exigências da proposta.

O Brasil precisa continuar crescendo e diversificando suas fontes de energia. Isso significa que devemos seguir as tendências mundiais que miram seus investimentos em fontes renováveis de energia, sem impactos ambientais. A energia solar tem sido usada como alternativa em diversos países, tendo como principais defensores a China, Alemanha, Japão e Itália, que investem em políticas de governo para incentivar essa modalidade de energia. A Alemanha, por exemplo, utiliza o sistema fotovoltaico em fazendas solares e prédios, o que representa quase 20% da sua matriz energética total.

Na justificativa do projeto, Tebaldi indica que o Brasil dispõe de uma grande extensão territorial, sujeito a elevado nível de insolação e com pouca nebulosidade na maior parte do tempo, o que torna o nosso país uma das melhores locações para geração de energia elétrica por fonte solar. “Trata-se de um grande desperdício. O Brasil é um país naturalmente privilegiado e deve assumir a liderança mundial na geração de energia limpa e renovável. E o primeiro passo deve ser dado pelo governo e sua estrutura”, comentou Tebaldi.

Você pode conferir o texto do projeto na íntegra através desse link: http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=08D16FAD8E96D7753F9BBE841D3A8A17.proposicoesWeb2?codteor=1248144&filename=PL+7442/2014



Texto e foto: Felipe Muniz


0 comentários:

Postar um comentário