sábado, 19 de junho de 2010

ONDE ESTÁ O DINHEIRO?

Anos atrás o desenhista britânico Martin Handford criou o personagem  Wally, e uma série de livros intitulado Onde está Wally? Isto se espalhou pelo mundo. Mais recente criaram a campanha Onde está o Fritz, famoso jacaré do rio Cachoeira, que não incomoda ninguém. E esta frase me foi questionada na cerimônia de posse da nova diretoria da ACIJ, sexta-feira à noite. Fique numa mesa com o ex-governador Casildo Maldaner e alguns dos maiores empresários de Joinville que me questionaram: Onde está o dinheiro? da Prefeitura de Joinville a cargo do PT.
Respondi que deve estar no cofre, no banco, enfim em algum lugar. Mas o que eles queriam saber é como a Preeitura chegou a um descontrole total de dar calote em fornecedores, prestadores de seriços, não honrar suas obrigações, dar uma reposição salarial medíocre.
Aí a conversa ficou boa. Um grande industrial me questionou se isto era herança minha deixada ao PT, que mentiram ao dizer que deixei dívidas. O que foi desmentido e ficaram de cara no chão.
As dívidas são deste governo do PT, o descontrole é do PT e dos partirdos que integram a coligação e o governo.
Os empresários  lidam diariamente com eficiência, fluxo de caixa, cobrança, etc. E sabem que se o negócio for mal gerido ele quebra.
Mas voltando ao início. Onde está o dinheiro? Eu não sei. Quando fui secretário da Habitação, vice-prefeito e depois prefeito reeleito em primeiro turno, eu tinha controle do que eu fazia. Poderia atrasar um pouquinho, mas calote na cara dura nunca foi feito.
E o que revoltou mais a sociedade foi o caso da teleassistência. Penalizar idosos por uma quantia tão pequena é inaceitável. Pelo que li nos jornais a dívida é de pouco mais de R$ 400 mil. Uma Prefeita com orçamento que supera R$ 1 bilhão, não ter esta quantia, ou pior não ter R$ 40 mil por mês, tem que trocar o gerente.
Vejam só. Não tem R$ 400 mil para garantir o atendimento aos idosos, mas tem R$ 9 milhões para gastar em propaganda. Destina pouco mais de R$ 500 mil para as Regionais na enganação do Orçamento Participativo e gasta R$ 9 milhões em propaganda.
O custo em propaganda é muito maior do que vai ser investido em obras ou no atendimento aos idosos.
Como querem que a classe empresarial e os cidadãos aceitem isso?
Ah, outro motivo de piada foi o Prêmio Sebrae para uma prefeitura "ágil e emprendedora". Todos se olharam sem entender a piada, mas ocorreu.

0 comentários:

Postar um comentário