sexta-feira, 18 de junho de 2010

Teleassistência está ameaçada

Publicada em A Notícia de hoje.
Serviço que monitora mais de 400 pessoas em Joinville corre o risco de ser canceladoDepois de ser monitorado por quase um ano, o aposentado Carlos Farias Neto, 78 anos, está no meio de um impasse que pode resultar no cancelamento do serviço. Ele se move com dificuldade e foi um dos primeiros idosos de Joinville a serem beneficiados por um sistema de teleassistência 24 horas, oferecido pela Secretaria de Bem-estar Social desde julho de 2008.
Como a Prefeitura tem atrasado os pagamentos à TeleHelp, empresa contratada para prestar esse serviço, o atendimento deve ser suspenso. E como seu Carlos, outros 441 idosos de Joinville podem ficar sem o serviço (confira o quadro abaixo).
A TeleHelp tem sede em São Paulo e diz estar há 11 meses sem receber o pagamento. Segundo o diretor da empresa, José Vasconcelos, o contrato previa a instalação e manutenção vitalícia dos aparelhos, além dos custos com as ligações semanais para verificar a condição de saúde dos usuários e, em casos de emergência, o contato com parentes, amigos e o Samu. “Mas o valor pago pela Prefeitura até o momento não cobre nem os custos iniciais de implantação”, diz. De acordo com Vasconcellos, a dívida acumulada chega a R$ 400 mil.
“Não queremos deixar esses idosos desamparados, principalmente aqueles que moram sozinhos. Mas é uma questão de viabilidade econômica. Teremos que interromper o convênio no fim deste mês caso a Prefeitura não efetue o pagamento”, afirma.
A notícia deixou seu Carlos e a família preocupados. “Não sei como vai ser. Fico tranquilo de saber que a qualquer hora, se eu não me sentir bem, basta eu apertar o botão e eles avisam meu irmão, ou a vizinha. E, se precisar, chamam o Samu”, diz seu Carlos. “Além disso, eles ligam sempre para saber como eu estou, passam orientações sobre cuidados com a saúde. Espero que a Prefeitura pague a dívida para que eles não cancelem o serviço”.

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