sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ENSINO MÉDIO INTEGRAL DEVE COMEÇAR COM 15 MIL ALUNOS

O Ensino Médio Integral que será o grande foco da Educação do Estado de Santa Catarina deve começar no ano que vem com cerca de 15 mil alunos. O projeto foi apresentado pelo secretário de Estado da Educação Marco Tebaldi ao governador Raimundo Colombo e ao vice-governador Eduardo Pinho Moreira, na tarde de quinta-feira (13), no gabinete do governador. Será implantado gradativamente a partir do primeiro ano do ensino médio em pelo menos 100 escolas, sendo 40 de forma integral e outras 60 em preparação para ser concluído em 2013.
            De acordo com o secretário Marco Tebaldi, também será implantada uma nova matriz do ensino médio com forte enfoque no empreendedorismo, ensino de inglês para que o aluno saia do ensino médio falando e escrevendo na língua inglesa e sólidos conhecimentos de informática e cursos técnicos.
            Para 2012 a intenção é implantar o Ensino Médio Integral em 40 escolas o que vai atender 7 mil alunos do primeiro ano. Outros 8 mil alunos de 60 escolas vão ter a carga horária ampliada para que seja implantado o ensino integral no ano seguinte. A definição das escolas deve ocorrer na próxima semana, após, o Curso de Formação Continuada "Novas Perspectivas para o Cotidiano Escolar do Ensino Médio: Educação em Tempo Integral". A formação é direcionada aos profissionais de 100 escolas da rede pública estadual que, em 2013, ampliarão o ensino médio em dois ou três períodos. O curso será aberto domingo (16) às 18h30min em Balneário Camboriú. O evento acontece até quarta-feira (19), no Sibara Flat Hotel e Convenções.
 Nestas escolas haverá uma revitalização, adaptação e instalação de novos equipamentos para que todas tenham laboratórios de informática, biblioteca, laboratórios de ciências, sala para empreendedorismo, espaços esportivos, espaços de convivência, auditório e refeitório.
            A Diretora de Ensino Básico e Profissional, Gilda Mara Marcondes Penha destaca que os professores que vão atuar nestas escolas terão dedicação exclusiva, haverá professores orientadores de laboratórios de biologia, física, química e de tecnologias, professor orientador de leitura nas bibliotecas, professor mediador para cuidar do relacionamento interpessoal no pátio das escolas, vigilantes, serventes e merendeiras.
            A intenção do projeto a ser implementado é que seja feito um amplo investimento em tecnologia. Para o ensino de informática cada escola deverá ter 12 salas com kit multimídia, notebook para professores e Assistentes Técnico-pedagógicos, lousas digitais, rede lógica, cobertura de wireless em toda área da escola.
            Tebaldi destacou ao governador Colombo que existe a necessidade de dar conhecimento aos jovens para que sejam empreendedores. “Se um aluno desejar ter seu negócio quando terminar o ensino médio, ele vai estar preparado para abrir um empreendimento ,mesmo pequeno, e tocar sua vida”, exemplifica. Para isso o currículo vai criar práticas de interações entre diversos segmentos como empresas, instituições de pesquisa, universidades, agências de planejamento e de incentivo à inovação. Pretende ainda estreitar as relações entre família-escola-comunidade e proporcionar debates e reflexões sobre as atitudes de um empreendedor.
            O ensino técnico profissionalizante também terá um forte investimento. Só neste ano são 19.999 alunos matriculados nos cursos profissionalizantes. Nos 16 CEDUPs – são 12.649 alunos que cursam 56 cursos de vários eixos tecnológicos. O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional existe em 108 unidades atendendo 7.350 estudantes em 108 cursos.
            E para incentivar mais ainda a Educação Profissional serão construídos mais CEDUPs e ampliadas parcerias com o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego 

0 comentários:

Postar um comentário