segunda-feira, 5 de março de 2012

Deputado Tebaldi relata Projeto Mangue na Univille




                O Projeto Mangue(86-94) foi uma das grandes atitudes em proteção ao ambiente natural, principalmente de um ecossistema rico. A declaração é do deputado federal Marco Tebaldi, ex-prefeito e como engenheiro sanitário e ambiental coordenou o projeto que impediu a ampliação de invasões no mangue e regularizou a vida de 10 mil famílias na década de 80.
                Tebaldi falou aos acadêmicos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Univille, na manhã desta segunda-feira. Relatou como aconteceram as invasões a partir dos anos 70 com a expansão econômica, quando havia muita necessidade de mão-de-obra e famílias inteiras vieram de outras cidades catarinenses, paranaenses e gaúchas para trabalhar na indústria local.
                Com a abertura de um canal de 40 metros de largura, 5 de profundidade e 10 km de extensão, as invasões não se alastraram sobre o mangue. “Precisávamos proteger o ecossistema e dar condições de vida para aquelas famílias. Optamos por conter invasões e urbanizar a área. Com isso garantimos dignidade familiar e conseguimos o equilíbrio na questão ambiental e social. E preservamos 96,5% da área de mangue”, relatou.
                O deputado credita como um dos maiores fatores de sucesso do projeto, a adesão das comunidades, que trabalharam juntos em todo o processo desenvolvido pela Prefeitura nos governos Wittich Freitag, Luiz Henrique, Luiz Gomes e Marco Tebaldi.




0 comentários:

Postar um comentário