sexta-feira, 30 de março de 2012

Projeto torna obrigatória a impressão de alerta em rótulos de bebidas



O deputado Marco Tebaldi (SC) apresentou projeto de lei (PL 3590/2012) na Câmara obrigando as fábricas de bebidas alcoólicas a imprimirem no rótulo da embalagem o aviso “Se beber, não dirija”. Segundo o tucano, a frase servirá de alerta sobre os perigos advindos do abuso do produto por condutores de veículos.
A proposta obriga ainda a impressão das seguintes informações: a ação depressiva do álcool no cérebro e no sistema nervoso central, a redução das capacidades mental e física, a diminuição da habilidade para condução de veículos e a imprudência de dirigir depois de beber.
Se o fabricante ou seus representantes descumprirem a lei, poderão sofrer multa de 2.000 Ufirs ou outra unidade. A fiscalização e a aplicação das penalidades ficarão a cargo da Secretaria de Defesa e Proteção do Consumidor e dos Procons.
Para Tebaldi, “o ato de dirigir exige habilidade, prudência e coordenação motora, contudo é facilmente comprometido com a ingestão de qualquer tipo de bebida alcoólica”. Ele lembra que a imprudência de guiar alcoolizado pode gerar graves acidentes.
Dados do Código de Trânsito Brasileiro informam que um terço dos motoristas e motociclistas mortos em acidentes de trânsito têm algum nível de álcool no sangue. De acordo com a Secretaria Nacional Antidrogas, 61% dos acidentes nas vias são provocados pela ingestão de bebida.
Tebaldi acredita que o uso da advertência “Se beber, não dirija”, em todos os rótulos tem o objetivo de conscientizar o motorista de que o consumo de álcool, mesmo em pequena quantidade, compromete gravemente a sua segurança e a dos demais usuários das estradas.
(Reportagem: Artur Filho/ Foto: Gustavo Lima/Ag. Câmara)

0 comentários:

Postar um comentário